O big chop é um corte que tira a parte alisada dos fios e tem uma função estética forte: as mulheres preferem tirar o cabelo liso de química para não ficarem com fios de dois jeitos diferentes na cabeça.
As mulheres que passam pela transição capilar já devem ter ouvido falar sobre o big chop. Quem não conhece ou está começando a pesquisar a esse respeito, porém, pode precisar de um pouco mais para saber exatamente qual a sua importância no processo.
O big chop nada mais é do que um corte de cabelo para tirar toda a parte alisada dos fios.
Como é impossível que a química saia naturalmente, as mulheres que começam a adotar os fios naturais podem recorrer a esse recurso por uma questão estética: "O big chop - ou, literalmente, grande corte - é um corte perfeito para quem procura tirar toda química do cabelo - seja do tamanho que ele estiver. Quem está em transição e não gostar de ver diferentes texturas no cabelo pode apostar neste tipo de corte para renovar os fios", diz Mariana Gorini, do FT Studio do Rio de Janeiro.
COMO FUNCIONA O BIG CHOP?
É assim: depois que você começa a transição capilar, é normal o seu cabelo ficar divido: uma parte começa a nascer mais cacheada ou encaracolada (dependendo do seu tipo de cabelo natural) e a outra continua lisa por causa da química. É como se você tivesse dois cabelos em uma única cabeça.
É assim: depois que você começa a transição capilar, é normal o seu cabelo ficar divido: uma parte começa a nascer mais cacheada ou encaracolada (dependendo do seu tipo de cabelo natural) e a outra continua lisa por causa da química. É como se você tivesse dois cabelos em uma única cabeça.
Esse tipo de corte virou uma prática justamente para facilitar esse processo. É comum muitas mulheres também sofrerem com essa diferença de visual e por não conseguirem arrumar o look de uma maneira que elas considerem bonito. Enquanto os cachos crescem, é difícil dar textura para a parte que ainda está alisada e o cabelo pode parecer uma bagunça.
O big chop é, então, nada mais que um homogeneizador de look: tirando a parte lisa da frente, você deixa os seus cachos crescerem mais livremente e consegue focar melhor nos cuidados com o cabelo natural. Além disso, ele tem um papel importante na saúde do fio: "O big chop é fundamental para a renovação e saúde do cabelo da cliente que está com química e quer passar por uma transição capilar. Com esse tipo de corte, você pode seguir em frente com a textura natural do seu cabelo - seja ele crespo, cacheado ou ondulado", continua a profissional.
Antes de recorrer à tesoura, no entanto, é importante você esperar pelo menos 6 meses, para que os cachos já comecem a ganhar forma próximos a raiz. Em segundo lugar, vale pensar também na questão do comprimento: o cabelo cacheado parece mais curto por causa do formato do fio, e se você é fã de um cabelão, pode ficar chocada com o resultado pós-big chop.
Quanto ao corte em si, não existe uma regra exata (mas inspiração é o que não falta!): "Ele depende de onde foi feita a química. A indicação é cortar o cabelo até onde cresceu a raiz natural - muitas vezes sendo bem curtinho, um pixie hair. Mas você pode optar pela versão mais "soft" - cortar nas partes com química".
CUIDADOS PÓS-BIG CHOP
Por conta dessa mudança tão grande de penteado, é normal que toda a sua rotina precise ser repensada, em especial os produtos que você usa.
Por conta dessa mudança tão grande de penteado, é normal que toda a sua rotina precise ser repensada, em especial os produtos que você usa.
"Antes do big chop muitas mulheres sofrem com o corte químico - processo no qual o cabelo fica completamente desprovido de vitaminas, água e minerais essenciais para a vitalidade do cabelo. Depois, o cabelo literalmente renasce - você tem que apropriar sua rotina de cuidados com o seu tipo de cabelo", explica Mariana.
Esse é o momento, então, de investir pesado em hidratações e reconstruções capilares, e, aqui, o cronograma capilar pode ser um aliado e tanto. Vale a pena também você perguntar para o próprio hairstylist, no momento do grande corte, os produtos que mais vão se adaptar à essa fase da transição, para ajudar os cachos a crescerem forte e bonitos.
No mais, é preciso paciência: o cabelo não vai mudar completamente de um dia para o outro e existe um período mesmo após o big chop em que ele vai parecer sem forma e ressecado. Faz parte, já que o fio e o couro cabeludo precisam de um tempo de adaptação ao novo normal.
Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/04/big-chop-entenda-importancia-do-corte-durante-transicao-capilar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.