Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amodimethicone Solúvel em Água ou Não?

Olá Crianças!!!

Durante anos nos fóruns, blogs e tópcos sobre No Poo, muito se ouviu falar sobre o trio (***Amodimethicone (e)*** Trideceth-12 ou 6 (e)*** Cetrimonium Chloride.)

 Inicialmente se pensava que os dois últimos ingredientes tornavam o primeiro solúvel, posteriormente surgiu a informação de que eles apenas solubilizavam dentro do produto e não nos fios.

Isso fez com que adeptos do No Poo usassem sem saber um silicone PROIBIDO para a técnica por tratar-se de um INSOLÚVEL, porém muitos seguem a rotina, utilizando este silicone e nunca tiveram problemas.
Lembrando que para adeptos do Low Poo, o Amodimethicone é liberado.

Em 1º de Julho de 2007, a química Tonya McKay do forum americano Naturally Curly escreveu um post onde diz que a combinação cetrimonium chloride + tricedeth-12 + amodimethicone solubiliza esse silicone APENAS dentro do frasco (para que o produto possa ser emulsionado).



 DÚVIDAS SOBRE AMODIMETHICONE

O que é Amodimethicone? Amodimethicone é uma abreviatura de "amina funcionalizada silicone", que é uma família de silicones modificados para ter propriedades específicas como condicionar.


Como assim o Amodimethicone é solúvel apenas dentro do frasco? Significa que o trio permite que o Amodimethicone possa ser utilizado como ingrediente de um produto que seja de base aquosa, porém se o Amodimethicone estiver sozinho não pode fazer parte de um produto à base de água, pois ele sozinho não solubiliza na água, logo não se mistura... Seria como tentar misturar por exemplo água + azeite... impossível, então o trio serve para garantir que a mistura ocorra.

No momento em que é aplicado no cabelo, o que ocorre com o Amodimeticone?

Dentro do frasco ele é solúvel, ao ser depositado no fio tornasse insolúvel pois os outros 2 ingredientes se desprendem dele tornando-o insolúvel novamente.

Como funciona o poder de absorção do Amodimethicone pelo fio? Uma propriedade interessante destes polímeros é a atração eletrostática, fazendo ele se depositar de forma seletiva nos fios, fazendo o mesmo penetrar apenas nas áreas de maior  necessidade do fio, nas áreas altamente danificadas do cabelo, as cutícula possuem maior densidade de carga negativa, o que aumenta a afinidade do polímero catiônico para a área específica.

Qual a diferença entre este e os outros silicones insolúveis? Ele pode proporcionar benefícios aos cabelos, pois não forma filme ou capa sobre os fios.


O Amodimethicone irá acumular nos meus fios? Uma propriedade única destes polímeros é que uma vez  absorvido sobre a superfície do cabelo, eles repelem nova deposição de Amodimethicone, impedindo incrustações, logo os locais que receberam o Amodimethicone nunca recebem uma camada por cima da antiga, repelindo assim novas aplicações em locais que estejam com o amodimethicone naquele momento, para muitas pessoas isso significa benefício, pois as cutículas ficarão seladas e assim a umidade dos fios se manterá em seu interior, ajudando a reduzir ou prevenir danos.


Quem faz No Poo pode utilizar Amodimethicone? Ele é de fácil remoção, porém seria necessário usar um shampoo contendo um dos sulfatos de lauril ou laureth ou betaína cocamidopropil para remover completamente este silicone do cabelo, que pode ser desinteressante para aqueles que preferem utilizar apenas condicionador de limpeza dos fios (No Poo) e que não precisam de seus benefícios.


Que tipos de cabelo se dá melhor com o Amodimethicone? Estes silicones modificados parecem ser particularmente benéfico para cabelo danificados, tratados com química em geral, principalmente cabelos colorido (pois o Amodimethicone retém a cor dentro do fio por mais tempo) ou aqueles preocupados com o acúmulo de agentes condicionantes uma vez que ele não se acumula nos fios. 


Benefícios Gerais:
- Fornecer condicionado profundo
-Diminuição do frizz
- Fornecer condicionamento direcionados para áreas de cabelo especialmente  danificados
- Proteger do dano térmico
- Aumentar a retenção de cor
- Tranças mais duráveis
- Dar brilho 

Teve um pergunta muito interessante na Comunidade do Orkut Low/No Poo... que respondi e achei legal colocar aqui também:
""Oi Gaby!


Muito interessante saber disso!
Apesar de eu nunca ter me sentido prejudicada nos cuidados com os meus cabelos a cerca de produtos com esse "trio",eu quero garantir de q eles estejam absorvendo cada etapa q eu estiver aplicando nos fios.

Mas será que,pela tendencia desse trio (ou o próprio amodimethicone) se acumular,isso pode impedir q a hidratação(em forma de máscaras,óleos e afins) seja absorvida pelos fios?

Se esse for o caso,penso em dar uma "abolida" com produtos assim,pois já acho q meus cabelos são muito ressecados e não quero produtos q façam impedir a entrada de umidade.""
Minha Resposta:
""Para quem faz Low Poo pode ficar tranquilo, pois o xampu Low Poo sozinho jah elimina o Amodimethicone.
Para quem faz No Poo... o acúmulo irá depender da quantidade de danos do fio.
Pois como este é um silicone que se acumula apenas nas áreas danificadas...
logo um cabelo com 80% de danos... ficará 80% "obstruído" enquanto não passar pela limpeza do silicone.
Então quanto menor forem os danos menor será o efeito "de capa" deste silicone... Assim o poder dos tratamentos poderá ficar comprometido em fios muito danificados uma vez que estes fios ficaram mais "encapados" que os outros.""




Lista com alguns silicones e seus solventes:
SLS: Sódium Lauryl Sulfate
SLES: Sódium Lauryl Ether Sulphate (Laureth)
ALS: Ammonium Lauryl Sulfate
ALES: Ammonium Lauryl Ether (Laureth)

Silicone
Solúvel em água?
Meio de limpeza recomendado
Dimeticone
Não
SLS, SLES, betaína cocamidopropyl, cocobetaine, ALS, ou ALES
Dimeticonol
Não
SLS, SLES, betaína cocamidopropyl, cocobetaine, ALS, ou ALES
Trimethicone Phenyl
Não
SLS, SLES, betaína cocamidopropyl, cocobetaine, ALS, ou ALES
Amodimethicone
Não
SLS, SLES, betaína cocamidopropyl, cocobetaine, ALS, ou ALES
Ciclometicona
Não
betaína cocamidopropyl, cocobetaine, outros tensoativos suaves, ou lavagem condicionado
PEG-modificado dimeticona
Sim
betaína cocamidopropyl, cocobetaine, outros tensoativos suaves, ou lavagem condicionado
Dimeticona-copoliol
Sim
betaína cocamidopropyl, cocobetaine, outros tensoativos suaves, ou lavagem condicionado


***Clique Aqui para ter acesso a Lista dos Ingredientes Proibidos e Liberados para Low/ No Poo.



4 comentários:

  1. Vc poderia me indicar uma boa máscara com Amodimethicone? dos liberados não conseguir nada que desse jeito no meu cabelo seco a da haskell leite e mel não conseguiu hidratar.. o yamasterol coitado menos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Dê uma pesquisada no "Fórum Encaracoladas"... lá as meninas fizeram um tópico chamado "Lista de Produtos Liberados, mas com Amodimethicone"
      Veja se algum vc conhece ou se te agrada.
      LINK: http://encaracoladas.5forum.info/t1470-lista-produtos-liberados-mais-com-amodimethicone
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria, a melhor sobre o assunto.Bom 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Greicyr, seja bem vinda e volte sempre!!!
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger