Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feliz com Química - Parte II- Descomplicando a Vida

images (2)
COMO AGEM AS DIFERENTES QUÍMICAS?
Olá minhas crianças e minhas crionças!
Quero explicar e descomplicar ao máximo possível para todos entenderem e  terem uma visão geral de como os principais e diferentes tipos de Química agem dentro do nosso fio de cabelo.
Afinal devemos entender o que ocorre dentro dos nossos fios.


Pesquisando na Internet  soh encontramos explicações muito técnicas, muito complicadas, com termos difíceis de entender... como não estamos nos preparando para nenhum concurso ou vestibular do cabelo... então vamos focar apenas em entender a ação das químicas, quero então explicar de uma forma bem simples para que todos possam entender de uma vez por todas como as químicas agem dentro do fio... vamos lah!!!




ANTES DE MAIS NADA LEIA AQUI
Para entender a ação de cada química abaixo devemos primeiro imaginar o seguinte...
Vamos imaginar que cada fio de cabelo nosso seja representado por um pátio escolar, onde todos os alunos de uma mesma escola estão brincando na hora do recreio todos misturados, meninos maiores, meninos menores, meninas maiores e meninas menores, os "alunos" representam o interior do fio a "MASSA" e os portões  e muros do pátio representam as "CUTÍCULAS"... Ok?  


Tioglicolatos


Então os "portões" (CUTÍCULAS) se abrem e entram os "instrutores" (TIOL) e auxiliam os "alunos" a formarem 2 filas distintas assim:
1ª Fila somente de "alunos" maiores
2ª Fila somente de "alunos" menores
Depois cada fila deve ser dividida novamente, para separar meninos e meninas, ficando assim:
1ª Fila somente de meninos maiores
2ª Fila somente de meninas maiores
3ª Fila somente de meninas menores
4ª Fila somente de meninos menores
Assim os fios ficam alinhados podendo ter um resultado liso ou cacheado, dependendo da forma em que a fila de "alunos" for colocada... linha reta = cabelos lisos... linha curva = cabelos cacheados.


    
                   Antes                                                                          Depois
Incompatível com Hidróxidos, com Colorações permanentes cujo o oxidante seja maior que 20 volumes, com Henna, com Henê e com Pó descolorante.
Hidróxidos


Então os "portões" (CUTÍCULAS) se abrem e entram os "instrutores" (HIDRÓXIDOS) e auxiliam os "alunos" a formarem 3 filas distintas assim:
1ª Fila somente de meninos maiores
2ª Fila somente de meninas maiores
3ª Fila somente de meninos menores
Repararam que as meninas menores foram retiradas do "pátio"?
Pois eh, os instrutores devem ter achado perigoso meninas menores brincando com meninas e meninos maiores, assim retiraram elas do "pátio"... logo a estrutura anterior sofreu alteração.
Desta mesmo forma os Hidróxidos agem nos fios.
Vocês viram que no caso dos "TIOL" a quantidade de "alunos" "massa capilar" permanece a mesma, porém no caso dos "HIDRÓXIDOS" a "massa capilar" sofre uma perda?
Por isso as duas químicas são incompatíveis.
Como por exemplo o tioglicolato pederah agir num cabelo processado por hidróxido?
Se o tioglicolato precisa das 4 filas de "alunos"... mas o hidróxido retirou as "meninas menores"
lembra? Assim faltará um grupo de "alunos" para formação das 4 filas... logo o resultado serah danoso.
Incompatível com Tioglicolatos, com Colorações permanentes, com Tonalizantes cujo o oxidante seja maior que 10 volumes, com Henna, com Henê e com Pó Descolorante
Hidróxido de Cálcio (Guanidina) e Hidróxido de Líthio: Idem acima porém Incompatível com tonalizantes cujo oxidante seja maior 20 volumes.



Tinturas Permanentes (Clareiam ateh dois tons abaixo da cor original do fio virgem... tintura não clareia tintura)
Então os "portões" (CUTÍCULAS) se abrem e entram os "instrutores" (AMÔNIA) e retiram todos os "alunos" (PIGMENTOS NATURAIS) do "pátio" e os substituem por outros "alunos" agora todos japoneses, diferentes dos anteriores  e de outra escola (PIGMENTOS ARTIFICIAIS) os novos "alunos" todos japoneses passam então a representar os "alunos" daquela escola. Assim eh possível uma ruiva ficar morena ou uma loura ficar ruiva e por aí vai. 
Incompatível com Hidróxidos, com Tioglicolato se o fio estiver frágil, com Henna e Henê.









Tinturas Semi Permanentes (Tonalizantes)  (Não têm poder clareador, são isentos de amônia e contêm água oxigenada, saem após algumas lavagens, não vem prontos, devendo misturar os dois frascos)
Então os "portões" (CUTÍCULAS) se abrem e entram os "instrutores" (OXIDANTES) porém eles não fazem mudanças dentro do "pátio" nem separação de "alunos" por filas, ou substituições, apenas cobrem os "alunos", "muros" e "portões" por uma coloração (PIGMENTOS TEMPORÁRIOS) que saem na água, logo após alguns banhos dos "alunos" e chuvas no "muro" e "portões" as cores originais voltam a aparecer.
Incompatível com Hidróxido de Sódio, com Henna e Henê.
Xampus Tonalizantes  (Não têm poder clareador, são isentos de amônia e de água oxigenada, saem após umas 8  lavagens, jah vem prontos basta aplicar)
Então os "portões" e os "muros" recebem uma coloração (PIGMENTOS TEMPORÁRIOS) que sai aos poucos em contato com a água, logo nas primeiras chuvas os "muros" e os "portões" irão voltando a sua cor original.
Viram que os "alunos" não sofreram nenhuma alteração nesse caso? 
As tinturas temporárias não penetram no interior do fio, se fixam apenas por fora.
Incompatível com Henna e  Henê



Henna (Coloração natural à base de plantas, não têm poder clareador, não possui amônia e nem água oxigenada)

Idem acima (Xampus Tonalizantes)... Porém dependendo da marca, existem Hennas que além de colorir tratam os fios e seus pigmentos podem se fixar nos fios após várias aplicações.
Dependendo da Henna, nunca podemos aplicar descolorante em um fio jah processado por Henna, (se a Henna possui algum metal em sua fórmula, assim como a maioria das marcas de henna possui) pois a união de metal + descolorante causa choque químico a ponto de aquecer tanto, levando o fio ao ressecamento e ao rompimento da fibra, logo a quebra dos fios (marca segura Surya em pó) também incompatível com Henê.


Henê (Alisante que escurece e alisa os fios, não confunda Henê com Henna)
 
Então os "portões" (CUTÍCULAS) se abrem e entram os instrutores (PIRAGALOL "AGENTE ALISANTE") porém não fazem mudanças dentro do "pátio", não modificam a posição dos "alunos", apenas cobrem todo o "pátio" com uma lona plástica (TAYA "PLANTA QUE TINGE")  bem grande onde "muros", "portões" e "alunos" ficam cobertos pela lona que nunca mais sai e a cada nova aplicação eh como se fosse colocada uma nova lona por cima da anterior.
O hennê vai formando uma capa ao redor dos fios, logo torna o fio incompatível com todas as outras químicas.
Incompatível com TODAS as outras químicas existentes.


Pó Descolorantes(pó descolorante + água oxigenada para fazer mechas, luzes etc)
Idem Tinturas Permanentes, porém os "alunos" são retirados do "pátio" e não são substituídos por outros... o "pátio" fica vazio.
Assim o fio de cabelo perde "massa" podendo ateh quebrar, ficar "emborrachado" ou partir se o fio não estiver pronto para receber o procedimento.
 Nunca podemos aplicar Tioglicolato em um fio jah descolorido, mas dependendo do estado do fio podemos ateh fazer ao contrário, ou seja fazer mechas em um fio processado com Tioglicolato, incompatível com Hidróxidos, com Hennas cujo a fórmula seja de bases metálicas (a maioria das marcas de Henna possui base metálica em sua fórmula) pois a união de metal + descolorante causa choque químico a ponto de aquecer tanto levando o fio ao ressecamento e rompimento da fibra, logo a quebra dos fios (marca segura Surya em pó) também incompatível com Henê.


PARA  RESULTADOS SATISFATÓRIOS, LEMBRE- SE DOS SEGUINTES CUIDADOS
-  ANÁLISE DO FIO
- O TESTE DE MECHA DEVE SER FEITO COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA.
- PREPARAÇÃO DOS FIOS EM 5 DIAS
- CUIDADOS PRÉ E PÓS QUÍMICA
- MANUTENÇÃO
- SE VOCÊ NÃO SE SENTIR SEGURO EM FAZER EM CASA SOZINHO VÁ A UM SALÃO DE CONFIANÇA.
SAIBA MAIS AQUI




Lembrando que eu não utilizei nenhum termo técnico ou químico, apenas coloquei uma situação "alunos brincando em um pátio escolar" para comparar a situação com cada tipo de química e assim aquelas pessoas que desejam saber mais detalhadamente a ação das químicas e possa entender melhor... mas se você quer algo mais técnico... na internet existem explicações técnicas, com termos científicos.


Vocês tiveram alguma dificuldade para entender da forma que eu expus aqui? deseja que seja mais detalhado? achou difícil para entender ainda?
Fiquem à vontade para perguntar ok? 
Meu objetivo eh que você entenda tudo da forma mais clara e fácil possível.







10 comentários:

  1. Adorei a explicação. Foi muito clara.
    Eu decidi abandonar química. Usava guanidina e perdi muito o volume natural. Meu cachos eram lindos e hoje devido a mais de 10 anos de guanidina eles estão ralos e sem definição. Espero poder ter força pra aguentar a transição.

    ResponderExcluir
  2. Olá Star fico muito feliz em saber que você estah na fase de transição, eu também estou na mesma luta, se precisar de apoio e força, pode contar comigo.
    Fico feliz também por saber que gostaste da explicação... significa que estou indo pelo caminho certo.
    Obrigada de coração por ter comentado, seu comentário eh muito precioso para a melhoria desse Blog que estah com algumas semanas de vida, porém tem muita vontade de crescer, se fortalecer, para poder ajudar quem precisa.
    Bjks e fik c/ Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Por nada! Sigo o cronograma que vc me enviou. Gosto muito das suas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gaby, tudo bom linda?

    Eu há algum tempo usava henna, a surya henna em pó, usava pq estava com muita queda e ela ajudou muito, mas eu usava de leiga mesmo... Eu ainda tenho essa henna aqui, ela é incolor, própria para tratamento, eu tenho mechas cobre e tô na transição, tenho um palmo e meio de guanidina no cabelo, posso usar?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Clara; Estou bem e espero que você também esteja.
      Você pode utilizar a henna surya sem se preocupar, essa marca de henna eh livre de ingredientes metálicos em sua composição... então ela eh compatível com relaxamentos e com mechas também, lembrando que soh pode ser surya em pó ok?
      Fik c/ Deus minha linda!
      Bjks!!!

      Excluir
  5. Ok gaby, obrigada, fique com Deus tb o/

    ResponderExcluir
  6. ola gabi, boa tarde. preciso mto de sua ajuda. sou cabelereira a + de 40 anos ....MASSS estou parada a quse 10 anos e me sinto desatualisada em tudo, produto novas tecnicas e agora estou recomeçando e com a possibilidade de uma cliente p fazer permanente. peço sua ajuda... ela fez progressiva a 1 ano, seus cabelos eram ondulados agora somente por baixo voltaram os cachos e a parte de cima esta totalmente liza, ela quer enrolar p ver se volta o normal mas com permanente e ela usa tintura tbem. o q vc me aconselha usar p ter um bom resultado e segurança p não danificar os cabelos e q ele pegue mesmo o permanente? que produto não mto caro e q caro e q seje mto bom p este cabelo???poderia me dar sujestão de nome do liquido do permanente, e tamanho do bigodinho o cabelo e reto comp na nuca e esta bem liso parte cima. bjus e mto obrigada espero poder contar c sua ajuda estou aguardando sua resposta fica c Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança!!!

      Seja bem vinda, eu indico o uso do Zene para fios coloridos e sensíveis. Tem dois posts onde eu ensino o passo a passo:

      1- PERMANENTE AFRO.

      2- CANSOU DA PROGRESSIVA E QUER SEUS CACHOS DE VOLTA?

      Dê uma olhada lá e se ficar alguma dúvida fico ao seu dispor.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  7. Olá eu cortei o cabelo para tirar progressiva dos fios e estimular cachos, só que tentei cacheá-los usando permanente afro Nielly, teve partes que enrolou e outras não, tem 2 semanas que fiz isso, quando posso tentar fazer uma tentativa de enrolar novamente com loção moduladorae neutralizante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança,
      Sugiro que você dê uma olhada no seguinte post http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2014/01/cansou-da-progressiva-e-quer-os-cachos.html
      lá dou o passo a passo para a preparação do fio. Você tem que aguardar no mínimo 30 dias para aplicar a loção e enquanto isso fazer a preparação do fio explicada no post sugerido. Na minha opinião a melhor loção é a Niasi Zene (Para fios sensíveis ou coloridos) ela é suave e é a que mais dá resultado em questão de formar cachos. Procure um profissional experiente e siga os passos para obter o resultado.
      Volte sempre!!!
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger