Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Teste de Porosidade

Tudo bem?
Sabia que muita gente, por engano, acaba fazendo tratamentos seladores de cutícula e acidificantes nos cabelos achando que o fio está poroso? fazem pois sentem que as máscaras não estão fazendo o mesmo efeito de antes, assim deduzem que o problema é por conta da alta porosidade, mas você sabia que sua máscara pode não estar fazendo efeito por um fator contrário ao da alta porosidade?
Sim seu problema pode ser a baixa porosidade (fios encapados, cutículas muito fechadas) assim as máscaras não conseguem agir com a mesma eficiência de antes e nesses casos seladores de cutículas e acidificantes estarão agravando o problema e devem passar longe dos seus fios.

Mas como saber como está a porosidade dos seus fios?

1ª ETAPA DO TESTE:

Pegue fios de cabelos secos (não precisa arrancar), pegue do pente, coloque dentro de um recipiente com água, sem afundar.
Aguarde 5 minutos.

  • CASO 1: O fio afundou rápido, ALTA POROSIDADE. Os tratamentos "evaporam" pois o fio não faz o papel de reter a umidade no interior.
  • CASO 2: O fio boiou, BAIXA POROSIDADE. Os tratamentos não penetram com eficiência pois os fios estão tipo "encapados".
  • CASO 3: O fio ficou no meio ou demorou para afundar, POROSIDADE NORMAL OU MÉDIA.

2ª ETAPA DO TESTE: 

Apartir do resultado obtido na 1ª etapa prossiga para um diagnóstico mais completo.
Retire o fio do recipiente, espere secar e deslise entre os dedos, estes em formato de pinça (use o dedo indicador e o polegar) na direção contrária a do crescimento (da ponta para a raiz), procure disformidades como se fossem pequenos grãos de areia ou verifique se o fio está liso sem grãos.

APARTIR DO RESULTADO DA 1ª ETAPA DO TESTE IDENTIFIQUE ABAIXO:

  • CASO 1+ areia = Porosidade originária de cutículas levantadas. Possibilidade tratamento à base de seladores e realinhadores de cutículas.
  • CASO 1+ fio liso = Porosidade originária de ausência de cutículas (pode ter sido por excesso de químicas desestruturantes). Não existe possibilidade de reversão, apenas tratamentos paliativos.
  • CASO 2 + fio liso = Fio "encapado" (pode ter sido por uso de escovas progressivas ou seladores de cutícula ou excesso de produtos ácidos abaixo de 2,5). Possibilidade de reversão procure utilizar produtos de ph em torno de 6,0 até a reversão do problema.
  • CASO 2 + pouca areia, idem caso 2 acima, porém a "capa" será mais facilmente revertida.
  • CASO 3 = Fio saudável independente da 2ª etapa do teste.

Quer saber por que o cabelo fica poroso e como tratar?

Saiba mais Aqui 


Que tal uma dica para combater a porosidade?




Bjks!!!

2 comentários:

  1. olá meu cabelo tem selagem da on1,sera que da pra fazer o teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida, seja bem vinda!
      O problema é que a selagem altera o estado natural das cutículas, as tornando alinhadas, assim não tem como saber o grau real de porosidade do fio.
      Bjks e fik com Deus!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger