Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Malefícios Vs Benefícios do Óleo Mineral e Cia


johnsons-baby-oleoOlá crianças!!!
Hoje o assunto do post foi sugerido por nossa querida Jô no no PROJETO FEEDBACK 

SUGESTÃO DA JÔ:
"silicones/parafinas...até q ponto é realmente prejudicial ao cabelo, já q produtos liberados na maioria importados ou luta pra V qual se adequa ao nosso cabelo!!!"

*Os insolúveis como silicones e derivados do petróleo... Até onde são prejudiciais ao cabelo?

Na verdade não existe nenhuma comprovação científica de que estes ingredientes fazem mal aos cabelos ou a saúde de quem utiliza os mesmos, apesar de vários "burburinhos" sobre ingredientes petroquímicos causarem câncer entre outros, nada foi comprovado, com certeza se houvesse algum fato fundamentado e comprovado os petroquímicos
estariam proibidos não é? então para todos os efeitos não faz mal, mas em contra partida também não traz nenhum benefício para os fios, não hidrata, não nutre, não trata, apenas "maquiam" o fio dando brilho, unindo as pontas duplas, porém o efeito é temporário, após lavar vemos o real estado do fio, ao contrário das manteigas e dos óleos 100%  vegetais, que  
tratam os fios ... O óleo mineral por ser muito barato e ser também um conservante natural é muito utilizado na indústria dos cosméticos, praticamente 99% dos cosméticos possuem algum insolúvel em sua composição, então para quem busca um óleo ou uma manteiga pura, 100% vegetal, fique  atento na composição, certifique-se se eles são puros ou misturados.

Os petroquímicos ou silicones insolúveis não têm o poder de penetrar no córtex do fio, ficando sempre na superfície e formando um filme ao redor do fio, o que impede o fio de receber ou liberar umidade, comparando a um óleo vegetal como o de coco por exemplo... o óleo de coco extra virgem 100% vegetal  penetra tanto na pele, como no couro cabeludo e no interior do fio, isso trás grandes benefícios pois o mesmo tem o poder antiflamatório, o que seria interessante no tratamento da alopécia por exemplo (doença inflamatória que acomete o couro cabeludo), além de tratar o fio nutrindo e fortalecendo, porém nesse caso o óleo mineral iria piorar o quadro.

É verdade que existe uma "ONDA NATUREBA" que abomina veementemente o uso dos insolúveis?
DEPENDE, não é BEEEM assim não.
As pessoas que chamam os INSOLÚVEIS de PROIBIDOS são os adeptos do No/ Low Poo  Sabemos que os insolúveis, na verdade são insolúveis em água, porém um xampu ou sabonete de SULFATO tem poder limpante para tornar petroquímicos e silicones insolúveis em ALTAMENTE SOLÚVEIS SIM, logo cremes corporais e capilares logo são eliminados após lavar, porém os adeptos da rotina No Poo não utilizam SULFATOS e justamente por eles não utilizarem sulfatos eles classificam tais ingredientes como PROIBIDOS PARA ELES, tem muita gente que se ofende e tudo quando ficam sabendo que seus produtos estão sendo ROTULADOS por aí como PROIBIDOS... 

Como assim proibidos? Que descriminação é essa com meu produto amado, querido e lindo?

POR FAVOR NÃO LEVEM PARA O LADO PESSOAL... Rá!
Foi apenas um meio que os adeptos encontraram para uma linguagem mais clara entre eles.
Porém este fato também "DEU NÓ EM MUITAS CABEÇAS" As pessoas passaram a ter um certo receio em usar seus produtinhos tão queridos e amados.

Então agora já sabemos né?
Insolúveis não fazem mal e nem bem para os cabelos, são chamados de proibidos apenas para quem segue a rotina NO/LOW POO.

Porém os insolúveis trazem malefícios para o e meio ambiente, pois não se dissolvem na rede de água poluindo o meio ambiente, ao contrário dos óleos  e manteigas vegetais que se decompõe após alguns dias. 

Agora cabe a você decidir se usa ou não os insolúveis.

Mito do tempo da vovó
Óleo Mineral Puro indicado para a higiene dos Bebês
Por muitos e muitos anos as pessoas achavam que se o óleo mineral  puro trazia benefícios para os bebês então deveria se tratar de algo MARAVILHOSO correto?
NÃO... O óleo era indicado para os bebês simplesmente porque antigamente os bebês usavam fraldas de pano, assim eram mais propensos às assaduras e o óleo mineral entrava para ajudar pois seu efeito de "barreira" que deixa na pele, ajudava a pele do bebê ficar longe da umidade da urina, assim sendo benéfico, porém hoje os bebês usam fraldas descartáveis, com alto poder de absorção da urina, o que mantém a pele deles sempre sequinha e livre de assaduras, o que já é o suficiente para proteger a pele dos pequenos.

Outro Mito curioso sobre Produtos de Bebês Vs Adultos
As pessoas acreditam que se um adulto utilizar um xampu infantil, terá um resultado mais suave em seus fios... Afinal se foi feito para um bebê então deve ser mais fraco ou mais suave, porém nós nascemos com nosso PH ALCALINO (Acima de 7) em seguida nosso PH fica NEUTRO (em torno de 7)  e na medida que vamos avançando a fase adulta nosso PH se torna ÁCIDO (em torno de 4 e 5), Então para equilíbrio do corpo temos que utilizar produtos de acordo com nosso PH.
Com isso um xampu infantil tem PH 7 neutro igual ao PH da criança.
E um adulto teria que procurar um xampu no máximo com PH 5,5 ou 6  ou seja menor do que o PH ideal para uma criança.
Hoje em dia a grande maioria dos xampus se enquadra nessa faixa, os famosos xampus de tratamento, que limpam sem abrir as cutículas.

Saiba quais são os óleos que tratam Clique Aqui

Lista dos Ingredientes Insolúveis


ATENÇÃO: Para seu óleo ou manteiga penetrarem no interior do fio e fazer um tratamento de fato, eles terão que ser de procedimento 100% vegetal.

A maioria dos óleos e manteigas não são 100% vegetais (100% Puros), alguns se dizem vegetais, mas são na verdade compostos, ou seja são compostos por uma parte de óleo vegetal + outra parte de óleo mineral ou outros.
Confira a composição na embalagem e não compre caso contenha um dos ingredientes abaixo.

Derivados de Petróleo ou Petroquímicos
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina 

Silicones Insolúveis em Água
Amodimethicone
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone (presente na maioria tem dos cosméticos)
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane
Bis-Aminopropyl Dimethicone
OBS: Methylchloroisothiazolinone é um conservante com ação anti bactericida e fungicida apesar de ter o 'one' não é silicone.



6 comentários:

  1. Gaby, olha eu de novo te enchendo de perguntas...rs. Se eu usar a Máscara D´Pantenol e Karitê da amend, que eu amo de paixão, uma vez na semana e lavar com shampoo sem sulfato (Oro Argan da Biodem) ele vai retirar os resíduos que ficarão da mascara, já que ela não é liberada? Sendo que esta máscara seria o único item não liberado que eu usaria da lista que tem aqui no blog.

    Obrigada mais uma vez e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica, Pergunte sempre minha criança.
    No seu caso você terá que utilizar um xampu normal com sulfato, pois a máscara contém insolúveis que nem o xampu Oro Argan (que é parcialmente liberado) nem qualquer outro xampu sulfato free poderiam retirar estes insolúveis.
    Então para continuar com sua máscara, utilize um xampu sulfonado ok?
    Bjks e fik com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adoro seu blog Gaby! É sempre muito esclarecedor! Então. .. comecei a fazer o cronograma e entre ler uma matéria ou outra e ver vídeos percebi q mtas blogueiras citam evitar produtos q tenham parafina, óleo mineral, vaselina e petrolatum. .. Mas por essa matéria entendi que procurar máscaras e condicionadores sem esses ingredientes q citei não é suficiente. . Teria q analisar toda a lista de silicones insolúveis. ... no quesito "barreira que forma no cabelo impedindo de liberar ou receber umidade" os insolúveis tem o mesmo peso dos derivados de petróleo? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatiane. Muito bom saber que estou ajudando.
      Os derivados do petróleo têm o poder de "barreira" bem maior do que o dos silicones insolúveis para você ter um ideia os petroquímicos só saem dos fios com xampu de sulfato e já os silicones insolúveis saem do fio com xampus sem sulfato. O sulfato é um ingrediente bem forte utilizado para uma limpeza mais profunda e com isso acaba "roubando" a nutrição natural dos fios coisa que o xampu sem sulfato não faz. Muitas pessoas estão aderindo a xampu sem sulfato. Quanto aos silicones insolúveis, se seu cabelo gosta deles poderá usar pois não fará mal.
      Obrigada pela visita e volte sempre. Bjks e Fik com Deus!!!

      Excluir
  4. Uma outra pergunta! RSSS o silicone q a gente compra para finalizar o cabelo tem esse mesmo efeito no cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente... Sim o efeito é o mesmo e eles são específicos somente para as pontas duplas pois eles "colam" as pontas duplas dando efeito temporário de fio mais saudável só tome cuidado para não usar secador ou chapinha com resíduo de silicone nos fios pois é prejudicial a saúde dos fios. Bjks!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger