Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Saúde Física "Por Que Meu Cabelo Não Cresce???"




Beleza e saúde de dentro para fora.

"SOCORRO!!!
...Tentei até "Xampu Bomba" e meus cabelos não responderam...
Entenda porque aquele "Tônico Capilar" não surtiu resultado com você, mas surtiu com suas amigas."

Olá minhas crianças queridas!!!
Continuando minhas dicas sobre "Saúde Plena"... saiba mais
detalhes em
 MEU LEMA.
Vou  dar dicas para melhorar sua Saúde Física... Hoje vou falar sobre vitaminas e sua carência.
E as vezes você não entende porque aqueles tônicos capilares, ampolas, vitaminas aplicadas em conjunto com as máscaras, ou aquela receita caseira para crescimento, aplicada de forma tão disciplinada, mas apesar de tudo seu cabelo não cresce.
Tem menina que recorreu até ao "XAMPU BOMBA"
 (cuidado com essas receitas, existem meninas que tiveram efeito contrário, feridas e queda).
Mais sobre o Xampu Bomba Veja Aqui e Aqui
Ou aquela base fortalecedora para unhas aplicada semanalmente e mesmo assim você se depara com a quebra das unhas.
A aplicação de cremes faciais, ou anti acne e NADA muda?

Para saber se você possui algum tipo de carência de vitaminas, procure seu médico, pois a carência das mesmas pode resultar em comprometimento do crescimento capilar, queda e quebra dos mesmos, assim como ausência de brilho e balanço, unhas fracas e quebradiças, pele sem viço entre outros.

SAIBA PORQUÊ
As vezes o tratamento tópico e isolado não surtirá efeito nenhum caso sua carência seja de dentro para fora.
Então não há xampu bomba, tônico capilar, base fortalecedora para unhas ou creme facial que dê resultados.
Para obter os resultados dos tratamentos tópicos, você deve também se alimentar de forma balanceada, ingerindo todos os grupos da Pirâmide Alimentar (foto abaixo) diariamente e em quantidades adequadas, somente assim nosso organismo se equilibra, porém muitas pessoas assim como eu devido ao estilo de vida corrido ou outros fatores não conseguem às vezes ter essa alimentação, eu por exemplo tenho muito medo de comer legumes, folhas e frutas fora de casa, sei que muitas pessoas também têm o mesmo cuidado, assim fica difícil seguir uma dieta equilibrada.

piramide alimentar

Se você se enquadra neste perfil...
Converse com seu médico ou algum profissional de saúde e ele irá receitar algum suplemento de vitaminas para você não ficar com carência vitamínica, somente o profissional saberá se você precisa ou não, ou se você tem algum tipo de alergia aos suplementos ou não entre outros cuidados.


ATENÇÃO:
MESMO SUPLEMENTOS NATURAIS DEVEM SER RECEITADOS POR UM PROFISSIONAL DA SAÚDE, POIS MESMO SENDO PLANTAS VOCÊ PODE SER ALÉRGICO OU TOMAR DOSES ERRADAS O QUE PODE SER PREJUDICIAL À SUA SAÚDE.
* TOME SOMENTE VITAMINAS QUE SEU ORGANISMO PRECISA.
* AS DOSES TAMBÉM DEVEM SER DE ACORDO COM O QUE SEU ORGANISMO PRECISA.
* O TEMPO DE TRATAMENTO É MUITO IMPORTANTE TAMBÉM.
POR ISSO TEMOS QUE TER CUIDADO COM SUPLEMENTOS COMPLETOS DE A a ZINCO NA MESMA COMPOSIÇÃO.
TOME APENAS O QUE SEU ORGANISMO PRECISA, POIS TUDO QUE É DEMAIS, SOBRA E O QUE SOBRA VIRA LIXO NO NOSSO ORGANISMO E ESSE LIXO NOS INTOXICA RESULTANDO EM DANOS.

A essencial função das vitaminas
As vitaminas não constituem um grupo molecular específico, mas qualquer substância orgânica em quantidades suficientes às necessidades de um organismo.
Formando, portanto, um grupo de substâncias heterogêneas com origens distintas.
Algumas podem atuar como cofatores na ativação de reações enzimáticas, sendo muito importantes para o equilíbrio homostático.
Sua ausência acarreta deficiências irreversíveis: insuficiência cardíaca e distúrbio mental (carência de vitamina B1), distúrbios nervosos (carência de vitamina B2), raquitismo (carência de vitamina D), anemia e esterilidade (carência de vitamina E), ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea (carência de vitamina K) e problemas de visão, xeroftalmia (carência de vitamina A).
Para o bom funcionamento do corpo, prevenindo numerosas doenças, é necessário adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. Assim, a falta de vitaminas, um estado de avitaminose, pode ser prejudicial. Como também a ingestão demasiada, estado de hipervitaminose, não é recomendada. Uma alimentação variada complementa a demanda orgânica diária de vitaminas.


As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a solubilidade


Vitaminas hidrossolúveis: quando solúveis em água, por exemplo, as vitaminas do complexo B e vitamina C. O fato da não acumulação dessas vitaminas no organismo, consequente eliminação na urina, requer ingestão diária para reposição contínua.
Vitaminas lipossolúveis: quando solúveis em lipídios, sendo acumuladas e absorvidas em conjunto com as gorduras. São exemplos de vitaminas lipossolúveis: D, E, K e A.


Quais são as vitaminas que o organismo mais precisa?

Em que alimentos estão?
Quais problemas de saúde sua falta ocasiona?

Vitamina A
Uma dieta saudável, com alimentos ricos em vitamina A.
Com característica lipossolúvel, a Vitamina A, também denominada de retinol,participa na composição de substâncias (rodopsina) necessárias ao funcionamento da visão; ocasionando, em consequência à falta dessa vitamina, dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados (distúrbio conhecido como cegueira noturna).
Quando caracterizada pelo ressecamento da córnea e da conjuntiva, pode agravar o problema, causando lesões que podem levar à cegueira permanente, conhecido como xeroftalmia (xeros = seco; oftalmo = olho).
A carência dessa vitamina também pode ser detectada a partir do aspecto áspero e seco da pele,portanto um composto químico-biológico importante para a manutenção dos tecidos epiteliais que revestem o corpo e cavidades. Essa vitamina é encontrada em vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata-doce, milho), folhas verde-escuras (brócolis, espinafre, couve, agrião), frutas (pêssego, nectarina, caqui, mamão, manga, melão), gema de ovo e margarina.
Além disso, é sintetizada no fígado a partir do betacaroteno, substância conhecida como pró-vitamina A, agindo contra resfriados e várias infecções. Mesmo sendo uma vitamina amplamente encontrada em diversos tipos de alimentos, ainda hoje milhões de crianças são vítimas de complicações oculares.


Vitamina B
Um conjunto de vitaminas hidrossolúveis.
A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.
Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite, além de manter a tonalidade e a pele saudável.
Porém, os sintomas da deficiência podem ser: Insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões.
Esse complexo com oito vitaminas distintas coexiste nos seguintes alimentos: carne (fígado e peixe), vegetais (couve, repolho e espinafre), legumes (feijão, soja e ervilha), cereais integrais, leite e ovo, prevenindo de forma balanceada várias doenças e complicações orgânicas.


Vitamina C
Uma dieta enriquecida em frutas previne o escorbuto.
Também chamada de ácido ascórbico, classificada no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante,facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência aos ossos e dentes.
A carência dessa substância pode ocasionar a debilidade de alguns tecidos orgânicos, provocando uma doença chamada de escorbuto, cujos sintomas são: sangramentos gengivais e epidérmicos, fraqueza nas articulações (nas juntas), lesões na mucosa intestinal e alteração na constituição dos dentes. E ainda, manifestações de insônia e nervosismo em crianças, bem como fadiga e depressão nos adultos.
A concentração dessa vitamina no organismo pode ser eliminada através da urina, contudo, causa diarreia, formação de cálculos renais (pedra nos rins) e alterações no ciclo menstrual.
Entre os alimentos ricos em vitamina C estão: acerola, limão, laranja, goiaba,morango, caju, kiwi,
abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve, tomate, repolho e outros com menor teor.


Vitamina D
Na infância causa o raquitismo: doença decorrente à deficiência de vitamina D, causando distúrbio na mineralização óssea, bem evidente nos membros inferiores.
Na velhice, a sustentação do corpo perde a força.
A vitamina D, também denominada de calciferol, é uma vitamina lipossolúvel sintetizada a partir do colesterol e derivados de esteroides, que além de promover a absorção de íons no intestino, facilita o depósito e metabolismo de sais de cálcio e fósforo nos ossos e dentes.
Sua carência pode provocar alterações ou deformidades esqueléticas durante o desenvolvimento de uma criança (raquitismo) e fraqueza óssea no organismo adulto, contribuindo para os sintomas de osteomalácias (amolecimento dos ossos), bem como artrite reumatoide e osteoporose com frequência em pessoas idosas.
É um tipo de vitamina encontrada em alimentos gordurosos: óleo de fígado de bacalhau, peixes como atum e sardinha, fígado, gema de ovo, vegetais ricos em óleo e leite, mediante duas formas nesses alimentos: ergocalciferol e colecalciferol.
Também pode ser produzida na pele humana sob a ação dos raios solares (radiação ultravioleta), sendo de extrema importância durante a infância, visto o período de crescimento e a estruturação óssea, devendo expor crianças e idosos a “banho de sol” regularmente. Porém sem exagero, sendo recomendado os horários do período matutino (até as 10:00 horas) e vespertino (após as 16:00 horas).


Vitamina E
Fonte de Vitamina E, compostos a base de tocoferóis.
A vitamina E, com característica química lipossolúvel, compreende um complexo de substâncias conhecidas com tocoferóis, protegendo o organismo contra oxidações e contra radicais livres absorvidos do ambiente ou metabolizados pelo próprio corpo, principalmente na respiração celular. Esses elementos são átomos ou moléculas com elétrons livres, ou seja, com a última camada eletrônica incompleta, tornando-os muito reativos e capazes de se ligarem a outros átomos ou moléculas, provocando danos em várias partes das células. Estudos indicam que os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento, podendo desencadear sérios problemas no coração e, entre outros problemas, a indução do aborto. Contudo, o uso excessivo da vitamina E, pode causar a esterilidade masculina. Como a vitamina E é encontrada em muitos alimentos: óleos vegetais, leguminosas (trigo e amendoim), cereais integrais, vegetais folhosos, carnes magras e laticínios, é difícil encontrar alguém com deficiência dessa vitamina. Mas quando isso ocorre pode haver lesões nos órgãos com acentuado quadro anêmico, além de lesões musculares e nervosas. Essas vitaminas tornam-se essencial, sendo parcialmente responsáveis pela regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo o sangue, a pele, os ossos, os músculos e nervos. Isto claramente é necessário a todos, porém ainda mais importante para pessoas ativas que forçam bastante seus corpos.

     
Vitamina K
Substâncias importantes na coagulação sanguínea.
A vitamina K (grupo de vitaminas hidrofóbicas) compreende as substâncias conhecidas como quinonas, necessárias à coagulação normal do sangue.Sua principal forma é a vitamina K1 (filoquinona); seguida pela vitamina K2 (menaquinona), formada a partir da ação bacteriana no trato do intestino grosso; e um terceiro composto, a vitamina K3 (menadiona), molécula lipossolúvel sintética, com propriedade químico-biológica, cerca de duas vezes mais potente que as vitaminas K1 e K2. Tais vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos: nos vegetais verdes (alface, couve-flor e espinafre), no tomate, na castanha-do-pará, no caju, na batata, contidas em óleo de soja, na gema de ovo, no leite e em menor proporção no trigo e aveia.
Como essa vitamina participa na coagulação sanguínea, sua deficiência pode dificultar o estancamento de hemorragias. Também provocando danos ao organismo quando em concentração excessiva, por exemplo: dispneia (falta de ar), e dores no tórax em pessoas adultas com distúrbio elevado de vitamina K1 e hiperbilirrubinemia em recém-nascidos, cujas mães em período gestacional, passaram por tratamento com base em vitamina K3.Sua função na coagulação é atuar como cofator enzimático da reação de carboxilação, ou seja, introdução de um radical carboxila em resíduos de aminoácidos, especialmente o ácido glutâmico, formando o ácido gama carboxiglutâmico precursor de fatores de coagulação.
Estudos indicam que a vitamina K está diretamente envolvida no desenvolvimento precoce do esqueleto, regulando a disponibilidade do elemento cálcio na matriz óssea e manutenção do osso maduro.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia.


Algumas Sugestões de Suplementos
Cápsulas de Linhaça:
• Rejuvenescedor
• Baixa de peso
• Auxilia no combate a anemia
• Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc…
• Auxiliar no combate à acne.
• Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
• Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
• Auxiliar no controle Diabete – da glicemia

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Cápsulas de Óleo de Prímula:
• artrite reumatoide
• dores no peito
• eczema 

• diabetes
• problemas de pele (acne, eczema, psoríase e queimaduras solares) 

• enxaqueca
• reduz a quantidade de LDL, o colesterol ruim.
• auxilia na regulação de inflamações, agregação plaquetária e tônus vascular. 

• inibe a síntese do colesterol
• controla a pressão sanguínea 

• mantém a pele saudável e hidratada, evitando seu o envelhecimento ou ressecamento
• combate diversos distúrbios orgânicos, entre eles a baixa imunidade, transtornos sexuais e de crescimento.


Cápsulas de Vitamina A: 
• Atua como antioxidante e no combate aos radicais livres;
• É de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos;
• Manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico.Importante! O organismo não fabrica vitamina A, ou seja, toda vitamina que se necessita deve ser obtida através do consumo de alimentos. Entretanto, o corpo tem a capacidade de armazenar a vitamina A ingerida, dessa forma são criadas reservas para quando necessário.


Levedo de Cerveja em Comprimidos ou em Pó: 
• Complementar a dieta.
• Reduz a queda de cabelos, acne, pele oleosa, furunculose, eczema, psoríase, diabetes, fadiga, estresse.
• Equilibra a flora intestinal.
• Regula o intestino (deve ser consumido, para isso, pela manhã, com bastante água).
• Proporciona ação desintoxicante no organismo.
• Fortalece o sistema imunológico e os nervos.
• Auxilia no tratamento de artrite, artrose, reumatismo e gota (para tanto deve ser ingerido ao final das refeições).
• Na antiguidade os monges o utilizavam para tratar chagas (feridas, e não a doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, e que só foi identificada pelo sanitarista Carlos Chagas no século passado).


Minhas pesquisas foram feitas nas seguintes fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.