Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Afinal o Dodecane/Dodecano é ou não derivado de Petróleo?

Dodecane/ Dodecano

Olá crianças, Tudo bem?
Pelo que pesquisei, concluí o seguinte:
*** Em poucas palavras o DODECANE é um derivado de PARAFINA LÍQUIDA utilizado na formulação de alguns cosméticos como um emoliente líquido ou solvente, mas se for substituído por ÓLEO VEGETAL cumprirá o mesmo papel.

MAIS DEFINIÇÕES:

*** Dodecane = Cada um dos hidrocarbonetos da parafina oleosa que tem a fórmula C12H26, especialmente o isômero normal CH3(CH2)10CH3 que ocorre em alguns petróleos.

*** Dodecane (também conhecido como di-hexilo, bihexyl, adakane 12 ou duodecane) é um líquido alcano hidrocarboneto com a fórmula química C H 3 (CH 2) 10 CH 3 (ou C 12 H 26), um líquido oleoso da parafina série. Tem 355 isómeros .
É usado como um solvente , a destilação caçador, e cintilador componente. É usado como um diluente para o fosfato de tributilo (TBP) em instalações de reprocessamento.

*** Dodecane é isolado a partir dos querosene e gasóleo fracções de petróleo bruto por adsorção e dessorção seletiva subsequente para produzir misturas de parafinas que podem ser separados por destilação fraccionada. [Bingham, E.; Cohrssen, B.; Powell, CH; Patty's Toxicology Volumes 1-9 5th ed. John Wiley & Sons. New York, NY (2001)., p. 4:63] **PEER REVIEWED***

SOBRE O PARAFOL:
O PARAFOL® 1297 é utilizado pelas empresas de cosméticos naturais e organicos onde tudo tem que ser produzido de forma ambientalmente responsável e aceita pela Ecocert, para isso a formulação cosmética substitui petroquímicos por matérias primas de origem vegetal, assim o DODECANE é substituído pelo PARAFOL ® 1297 através do uso do óleo de coco/ palma.
*** Alternativa VEGETAL (Ecocert) Ao Silicone e Óleo Mineral.
*** Emoliente ECOCERT Natural – alternativa à Vaselina e Silicone.

OBS: Trabalho como secretária em uma universidade (UFRJ) e como este assunto do DODECONE estava me intrigando muito, pois na internet as informações pareciam muito confusas, então resolvi consultar um professor de biologia doutor em toxicologia chamado Carlos Fernando da Silva e ele me informou que todos os HIDROCARBONETOS são derivados de petróleo, que temos que ver o grau de toxidade deles pois alguns derivados de petróleo como o exemplos das parafinas, vaselinas são muito utilizadas em tratamentos de queimados, pois ajudam muito na cicatricação.
CONCLUSÃO: Existe o DODECANO que é derivado de PETRÓLEO e existe o PARAFOL ® 1297 ou PARAFOL 1297 que é um DEDACANE modificado que utiliza alternativas VEGETAIS para sua formulação.

FONTES ONDE PESQUISEI:
http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2465/3/TM_16427.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24267325
http://toxnet.nlm.nih.gov/cgi-bin/sis/search/a?dbs+hsdb:@term+@DOCNO+5133
http://dicionariorex.com.br/dodecano.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/N-dodecano
lola.mondoweb.net/viewtopic.php?f=17&t=49356
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrocarboneto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcano
http://quimiescola-professorfernando.blogspot.com.br/2011/07/o-petroleo-e-os-hidrocarbonetos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%A9nio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrocarboneto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger