Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro ensina como superar desafios


Como superar desafios

A adversidade faz parte da vida das pessoas, queiramos ou não. Independentemente de quão animado, inteligente ou contente você esteja no momento, inesperadamente a vida pode nos confrontar com problemas, lutas, desafios e dificuldades. O segredo da superação está em como lidar com esses momentos de adversidades.


Valdizar Andrade, especialista em comportamento organizacional e autor do livro O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino, explica que os momentos difíceis são todos aqueles que fogem do nosso controle. “Geralmente, quando nos deparamos com uma situação de não conformidade, podemos sentir medo, insegurança e até pânico, o que dificulta uma estratégia de solução do problema. Quando algo ruim acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente”.

A maioria das pessoas passou ou certamente passará por situações dolorosas de expressivo impacto psicológico. “O processamento de nossas experiências pessoais é bastante peculiar e, por essa razão, eventos simples ou importantes são percebidos, codificados e processados de maneira singular. As pessoas que lidam melhor com a tragédia atribuem significados positivos a ela, como crescimento e superação pessoal. Os indivíduos traumatizados também podem desenvolver esse aprendizado e a psicoterapia, que usa as palavras como veículo do processamento terapêutico, tem se mostrado uma boa ferramenta nesse sentido”, conta Valdizar Andrade.

Como lidar com os momentos difíceis

Para o autor do livro , é possível se preparar para os momentos difíceis, mesmo quando a situação é provocada por um fator externo. O segredo está na administração do tempo e na capacidade de se tomar decisões. “As pessoas que conseguem se recompor e sair do furacão do problema rápido conseguem achar soluções com mais tempo e tranquilidade. O mecanismo mais eficiente para ajudar na superação é ter a convicção de que tudo que podia ser feito foi feito, que você não contribuiu para o evento; manter o auto equilíbrio e aceitar o que você  não pode mudar.”

O apoio familiar e dos amigos também é fundamental na superação de desafios na vida. “A família é a primeira instituição que conhecemos e passar sem ela por um momento de perdas é muito complicado. Mas, não podemos esquecer que a pessoa mais importante no processo de superação é você, esse é indispensável e tem nas mãos o cajado da superação e pode fazer muito mais do que tem feito. Somos responsáveis pelo nosso futuro”, completa Valdizar Andrade.

Serviço

Título: O Poder da Decisão: Reflexões de um Peregrino
Autor: Valdizar Andrade
Editora: Universidade da Inteligência
Páginas: 160
Ano: 2013
Disponível em lojas e pelo site www.valdizarandrade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger