Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Classificando e Tratando os Tipos de Fios (1,2,3 ou 4) (a,b ou c)



 
Aprenda a Conhecer e Cuidar Corretamente do seu Tipo de cabelos
Olá minhas crianças e minhas criONÇAS! 
Hoje vou falar sobre os Tipos de fios.

Nos Estados Unidos criaram uma solução para classificar os tipos de cabelos.

O Sistema André Walker é o mais utilizado pelas mulheres americanas, principalmente as que seguem o estilo Afro Natural, ele consiste em quanto maior o número mais apertado é o cacho.
Basicamente a classificação funciona assim:

Tipos:

1= Liso   2= Ondulado   3= Cacheado   4= Afro

Densidade:

a= Fino   b= Médio   c= Grosso

Importante:

*Vale lembrar que a maioria das brasileiras possuem vários tipos diferentes de fio espalhados na mesma cabeça, entre 3, 4 e as vezes até mais tipos de fios.

*Não podemos também esquecer que avaliações feitas em diversos salões ao longo dos anos chegaram a conclusão de que existem nada mais, nada menos que uma faixa de 200 diferentes tipos de cabelos espalhados pelo mundo.


Tipo 1 (LISO)




Este é o tipo de cabelo mais forte de todos, resiste bem aos danos e reflete muito brilho devido ao sebo (óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas) poder trabalhar da raiz até as pontas dos fios, sem interferência nenhuma de ondas.
Tipo 1a = Liso fino
Tipo 1b = Liso Médio
Tipo 1c = Liso Grosso

Tipo 2 (ONDULADO, ANELADO, FRISADO, IRISADO)


Tipo 2a Fino
Tipo 2b Médio
Tipo 2c Grosso
Está entre o cabelo liso e o cacheado, é mais brilhoso que o cacheado porém menos brilhoso que o liso, muito propenso ao frizz, sua raiz é baixa fazendo com que os fios quando curtos se confundam com fios lisos.
Tipo A = Formam ondas mais retas, são fáceis de alisar ou cachear.
Tipos B e C = Formam ondas mais fechadas.
CUIDADOS PARA TIPO 2: Por ser propenso ao frizz, utilize finalizadores com Anti frizz e mantenha as mãos longe dos fios para a umidade das mesmas não causar frizz.




                                               Outros Exemplos do Tipo 2
2a

2b


2c




Tipo 3 (CACHEADO, ENCARACOLADO)


Tipo 3a Fino

Tipo 3b Médio
Tipo 3c Grosso
Ao puxar um fio de cabelo cacheado, o mesmo formará um S, podendo ser s (minúsculo) ou S (maiúsculo) ou até mesmo um Z, assim como o cabelo ondulado o cacheado também está propenso ao frizz, sua raiz é alta e os cachos começam a nascer junto ao couro cabeludo, é o mais temperamental de todos, tem dias que eles se "rebelam" rá... e nesse dia não tem nada que o faça acalmar rá... mas também tem dias que eles ficam ótimos mesmo sem nenhum cuidado diferente... vai entender né? Outra característica é que neste tipo de fio as ondas se formam independente se você utilizou ou não algum creme modelador ou finalizador.
Tipo A = Cachos abertos da largura de um saleiro.
Tipo B = Cachos mais fechados que o A.
Tipo C = Está entre o tipo 3 e o 4 ou seja entre o cacheado e o crespo, seus cachos são mais fechados que o B são da largura de um lápis.
CUIDADOS PARA TIPO 3: Seguir o Cronograma de cuidados Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Umectação e manutenção à risca fará seus cachos estarem sempre impecáveis, brilhantes e soltinhos, utilize também finalizadores com Anti frizz.


                                                Outros Exemplos do Tipo 3



3a


3b



3c



Tipo 4 (CRESPO, AFRO, CARAPINHA, ÉTNICOS)


Tipo 4a Fino
Tipo 4b Médio
Tipo 4c Grosso
Estes fios são os que menos recebem o sebo natural produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, pois sua estrutura além de ser cheia de barreiras que impedem o óleo natural de escorrer pelo fio o próprio fio é retorcido em torno de si, além disso ele possui menos cutículas que os outros tipos assim a luz não reflete no mesmo, logo estes dois fatos colaboram para falta de brilho deste tipo de fio.
Tipo A = Com cachos macios ao toque e em formato de S e super fechados e apertado tipo canudinho.
Tipo B = Cachos secos ao toque em formato de Z
Tipo C = Os cachos não tem definição.

CUIDADOS PARA TIPO 4: Muitos se enganam achando que este tipo de cabelo é o mais forte e resistente de todos, porém muito pelo contrário ele é o mais frágil, delicado e sensível de todos. 


Também é o mais seco, assim muito propenso a quebra no momento de pentear ou lavar. 

Outro engano é que este cabelo cresce menos que os outros, ele cresce na mesma velocidade, porém por ser mais frágil acaba se quebrando muito, assim o segredo é cuidar MUITO!!! 
Muita Hidratação, Nutrição , Reconstrução e Umectação e manutenção.

Os fios deverão ser tratados como uma roupa de seda, com o máximo carinho possível na hora de pentear prefira desembaraçar após hidratar e com os fios ainda molhado e com um pente de dentes largos ou com os dedos, sempre começando pelas pontas, evite as químicas ao máximo pois irão deixar os fios mais frágeis e quebradiços ainda.


Mantenha seus fios sempre hidratados, assim eles ficarão maleáveis e flexíveis.

O segredo para mantê-los sempre saudáveis está nos óleos e manteigas 100% vegetais tanto para finalizar como para tratar.


                                           Outros Exemplos do Tipo 4



4a


4b


4c




Para você identificar seu tipo de cabelo o mesmo deverá ter 2,5 cm de raiz virgem ok?

Bjks!!!

15 comentários:

  1. Gaby, minha linda! Os meus entram onde?? São cacheados, mas tem raiz lisa quando fica pesado devido ao crescimento. Já corte eles bem curtos, estilo "Joãozinho" e ele cacheava todo, mas a medida que vai crescendo, vai pesando e a raiz esticando, rs. Bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceiça criança;
      Bom se a raiz cacheia quando estah curto e alisa quando estah comprido, seus fios são 3a.
      Lembrando que nós brasileiras tipo 3... somos a maioria uma mistura de a, b e c.
      Bjks lindona!!!

      Excluir
  2. Gaby , e o meu ele e bem cacheado e leve , e raiz não e muito enrolada , so q ele arma muito, la no faace tem uma foto q ele ta bem natural sem relaxamnto nenhum depois da uma olhada, uma do perfil onde ele ta mais curto.BJÂO!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q o meu cabelo e o 3b ou 3c, to certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rê; Se seus fios são leves significa que são finos, se são finos são ""a""... porém são cachados, logo são ""3""... Pela foto no face, aparentam ser misturados... 3a e 3b.
      Cacheado fino + cacheado médio com cachos não muito apertados.
      Bjks!!!

      Excluir
  4. Meu cabelo eh crespo tipo 4C, nao tenho cachos definidos. Eu quero fazer permanente afro, mas como moro no exterior e aqui eh caro terei que fazer sozinha com todo cuidado, meu cabelo natural esta virgem, entao sei que nao terei problema em aplicar a quimica. Eu queria indicacao de como manejar os bigudins, para ter cachos omo os seus por exemplo, vc pode me ajudar?Eu uso megahair, mas quero me livrar deles, ou ao menos usa-lo apenas para dar alongamento ao cabelo.eu tenho feito pesquisas na net e ja escolhi a linha de produto que vou usar,irei comprar o quite completo,
    Vivo na Noruega, numa cidade pequena, aqui somente tem saloes para cabelos lisos, ninguem entende do meu tipo de cabelo, voce pode me ajudar?
    Pode responder nesse e-mail? bete.p.santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bete,


      Obrigada por visitar o blog.

      Meu irmão também tem salão na europa e ele diz que aí as mulheres não mudam a estrutura dos fios´mesmo, diferente daqui d Brasil.

      Tem um post chamado "Permanente Afro", nele tem o passo a passo para realizar o PA, apesar da aplicação ser basicamente a mesma para todos os Permanentes Afro, aforma mais correta de uma aplicação mais segura é você seguir o passo a passo descrito na bula do produto que você comprou, pois nela vêm as orientações e não esqueça do teste de mecha, muito importante para evitar acidentes capilares.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  5. Olá!

    Encontrei o blog fazendo algumas buscas desesperadas sobre cronograma capilar pela internet e me apaixonei pelas dicas, o blog está completíssimo e MUITO bem explicado, meus parabéns pela dedicação e conhecimento e claro por compartilhar isso conosco!

    Eu gostaria de uma ajuda, pelo menos uma vez ou duas no ano eu faço escovas redutoras de volumes, meu cabelo sempre foi cacheado do tipo com cachos mais largos e a raiz praticamente lisa, eu fiz as redutoras somente para abrir ainda mais os cachos tirando assim o volume e facilitar quando eu quiser fazer escova =), pois bem, resolvi fazer uma californiana e como gostei do resultado aumentei, digamos que só a raiz está na cor natural (super preto é o meu cabelo..rs), no mesmo dia que aumentei essa descoloração fiz uma redutora de volume, que é como um tratamento, não seria uma progressiva, e é a base de carbocysteína, também foi feito cauterização no dia, fiz tudo isso a quase duas semanas... depois disso não estou mais entendendo meu cabelo... creio que tenha sido a descoloração, mas eu não sei mais qual o produto usar, se para liso, cacheado (pra ver se ele ondula pq nas outras redutoras ele ondulou legal com qualquer produto pra cacho), nada fica legal... o toque dele é sempre de hidratado, macio e sedoso, já que eu tenho feito hidratação, reconstrução e a nutrição (Uso Luminomax da Probelle, Iluminação da cor da Aquaflora e o Absolut repair - neofibrine da Loreal foi minha última aquisição), com escova e prancha ele fica lindissimo, mas sem ela, eu não me acostumo, não encontrei um creme de pentear ou leave-in que o deixasse o cabelo com um aspecto bonito, mas como eu disse o toque dele sempre está bom... tem alguma sugestão de creme ou leave-in para me indicar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, obrigada pela visita criança.
      Saiba que progressiva x Mechas, a longo prazo irão dar corte químico pois são incompatíveis, explicando da forma mais lúdica possível, a progressiva se sustenta (penetra) na massa do cabelo onde passa a viver e por outro lado o produto para mechas retiram essa massa, (o recheio natural do cabelo) e o cabelo fica sem estrutura forte para sustentar novas aplicações de progressivas, por mais espaçadas que forem e também por novas mechas, pois irão precisar desse recheio, não tendo irão afinando e se tornando cada vez mais frágeis... podendo até dar corte por químicas divergentes.
      Quanto aos leave-ins, se vc deseja ativação de cachos, tente colágeno ou aminoácidos da seda, porém a parte que passou pelas mechas ficarão mais esticadas mesmo.
      Se deseja manter a progressiva compre algo voltado para isso, sabendo que a raiz sempre estará propensa a cachear.
      Qualquer dúvida fique à vontade em voltar aqui.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
    2. Oi Gaby, muito obrigada pela ajuda!

      Na verdade minha raiz não chega a ser cacheada, ela tem uma ondulaçãozinha, mas é mais pra lisa.. só cacheia da altura da orelha pra baixo, o meu desespero é pq eu tinha acabado de fazer, tem que ter paciência haha, agora que o cronograma capilar direitinho aqui do site está tudo do jeito que eu queria e o cabelo voltou a ficar ótimo com o creme de pentar da Amend pra cachos e com ajuda de um óleo de argan !

      Excluir
    3. Que bom no final tudo deu certo... ufa!!!
      Bjks!!!

      Excluir
  6. Oi, acabei de descobrir o blog e gostaria de descobrir meu tipo de cabelo. Ele é liso na raiz mas vai armando e as pontas são onduladas (as vezes ficam cachos abertos, outras vezes um liso marcado), fica super volumoso e adora um frizz ahahahhaha, acho que pela minha foto da pra ver direito. Se puder me ajudar a identificar qual das opções ele é eu agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança!
      Seu cabelo é tipo 2.
      Como você não disse se a espessura dele é fina, media ou grossa não dá para avaliar como A B ou C. Mas veja qual a espessura e volte na postagem pois lá eu explico. Ok?
      De qualquer forma seu tipo é o 2.
      Bjks e fica com Deus.

      Excluir
  7. Ola meu nome é raissa eu tenho cabelo cacheado ou ondulado mais ele esta seco,sem brilho,com frizz ,com tudo oque eu faço eu quero ficar co. Meu cabelo cacheado mais não sei oque fazer e eu acho que quero fazer progressiva mais fico com meu cabelo ficar pior do que está vc pode me ajudar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa,
      Seja bem vinda, criança!!!

      Olho o melhor a se fazer é seguir uma rotina de cuidados capilares + alimentação adequada, assim você terá um cabelo saudável, separei os links dos posts que irão te ajudar ok?
      http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2012/02/reconstrucao-capilar.html
      http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2013/07/qual-seu-problema-capilar_11.html
      http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2012/03/saude-fisica-vitaminas.html
      http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2012/12/pra-que-usar-suplemento-veterinario-se.html

      Dá uma olhada e se ficar com alguma dúvida, fique a vontade em voltar aqui.

      Bjks e fik Com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger