Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Permanente Afro




Olá minhas crianças e minhas criONÇAS lindas!
Hoje venho trazer um post muito legal sobre PERMANENTE AFRO, quem solicitou foi nossa querida amiga Verônica, então vamos lah!

Na ultima década as brasileiras estavam mais lisas do que cacheadas lembram? Fato devido ao “Boom” das escovas progressivas.
Porém um fato que deu um empurrãozinho básico e ajudou muito as meninas a desistirem do lisão e a quererem seus cachos de volta foi a personagem Helena, vivida por Taís Araújo na novela “Viver a Vida” em 2009, onde a atriz vivia uma top model e tinha cachos de babar, tudo bem que seus cabelos tinham apliques por baixo dos cabelos naturais da atriz para dar mais volume e balanço, assim como a grande maioria dos personagens de novelas as atrizes recebem apliques e mais apliques em seus fios para realçar o visual, então com Helena não poderia ser diferente né?
Mas os fios da atriz ficaram visíveis e estavam cacheados e lindos, assim muitas meninas se inspiraram nos cachos de Helena para assumir ou reassumir seus cachos, com isso muitas meninas que faziam escova definitiva à base de tioglicolato ou escova progressiva sem química, passaram a fazer PERMANENTE AFRO para terem seus cachinhos de volta.

Os salões começaram a lotar com mulheres e homens querendo fazer PERMANENTE AFRO.
Então se seus cabelos foram alisados com tioglicolato ou você fez escova progressiva sem química, você pode também ter seus cachos de volta.

Saiba Aqui se sua química anterior é compatível com o Tioglicolato (ativo químico da Permanente Afro).
Agora MEU MOMENTO CORUJA!!! Rá.
Inclusive minha querida e amada sobrinha Jeniffer, que até então vivia me pedindo para fazer em seus fios escovas e mais escovas. Rá... acabou se rendendo também aos cachos.

O que a levou querer participar de um concurso chamado “Orgulho dos Cachos” da L'oreal, comandado por ninguém menos que Taís Araújo (hoje uma das embaixadoras da L'oreal).

Onde escolheriam os cachos mais bonitos do Brasil, o concurso rendeu para Jeniffer o 2º lugar, o 1º lugar ficou para Etila Santiago de Recife, que já era modelo, foi super disputado e concorreram mais de 6 500 meninas.“ORGULHO DA TITIA!!!”

Então da mesma forma que minha sobrinha se orgulhou de seus cachos, a ponto de querer participar de um concurso de beleza dos cabelos à nível Brasil, imagine quantos e quantos homens e mulheres também não se orgulharam dos seus próprios cachos?

Minha sobrinha que se inscreveu no concurso, na época com  15 anos, de forma tão despretensiosa, foi mais  para realizar um sonho de toda menina de sua idade, porém foi pega de surpresa com o resultado e logo começou a receber inúmeros convites e propostas para trabalhos e eventos como ensaios fotográficos, desfiles etc... e com isso a menina virou uma modelo linda e maravilhosa, graças aos seus cachinhos. 

Viu que exemplo?

desfile-do-concurso-orgulho-dos-cachos-5092924441
AS 6 FINALISTAS!!! MINHA BEBEZINHA É A MENORZINHA!!!

Pronto!!! Pronto!!!
Meu momento "Titia Coruja" jah passou... Rá!!!

Então...
O permanente afro, conforme falei acima somente é compatível com tioglicolato ou escovas sem química, se você utilizou guanidina ou hidróxido de sódio ou lithium ou descolorante (mechas, decapagem ou descoloração) então você não pode fazer o permanente afro.
Indicado também para fios virgens Tipo 4. (crespos / afros)
Seus fios deverão estar saudáveis e resistentes a puxadas.
O processo leva no mínimo 4 horas para fios curtos e deve ser realizado por um profissional capacitado.
O permanente afro basicamente é feito da seguinte forma.

PASSO A PASSO PERMANENTE AFRO
Siga "OS 5 CUIDADOS OBRIGATÓRIOS ANTES DA QUÍMICA"

PARA FIOS VIRGENS.
PREPARAÇÃO PRÉ QUÍMICA
-Faça a Preparação dos fios antes da Química ao chegar na reconstrução fique 3 dias sem lavar e sem coçar (para evitar que o couro cabeludo esteja sensibilizado, arranhado ou ferido).

NO DIA DA QUÍMICA
-Lave os fios e aplique um tratamento instantâneo daqueles de 3 minutos.
-Enxague.
-Espere secar.

1ª ETAPA
-Utilize luvas durante todo o procedimento.
-Com os fios secos e limpos aplicamos o alisante que vem no kit de permanente afro.
-Deixe agir conforme tempo de pausa da bula.
-Enxaguamos o alisante.
-Retiramos o excesso de água com uma toalha.

2ª ETAPA
-Aplicamos o gel ou líquido ativador de cachos que vem no kit de permanente afro mecha por mecha 
(IMPORTANTE... NUNCA APLIQUE O PRODUTO NA CABEÇA TODA E DEPOIS ENROLE... O CERTO É APLICAR O PRODUTO EM UMA ÚNICA MECHA, ENROLAR E SÓ DEPOIS APLICAR NA MECHA SEGUINTE) OBS: SE APLICAR NA CABEÇA TODA PARA DEPOIS IR ENROLANDO, QUANDO VOCÊ CONSEGUIR ENROLAR MECHA POR MECHA O PRODUTO FICARÁ MUITO TEMPO "ESPERANDO" ENROLAR E COM ISSO IRÁ FICAR LISO MESMO COLOCANDO BIGUDINHO ELE FICARÁ LISO, CUIDADO, FAÇA UMA MECHA DE CADA VEZ, OK?
-Separamos uma mecha da nuca.
-Colocamos o papel para permanente na ponta de cada mecha para proteger o fio.

SAM_0477
Papel de permanente e bigudinho

-Enrolamos os “bigudinhos” mecha por mecha bem fina em forma de zigue zague, as mechas deverão estar bem frouxas.
(Quanto mais fino for o bigudinho, mais fechado será o cacho, mas somente o profissional saberá indicar o bigudinho ideal, pois dependendo do seu tipo de rosto, comprimento e densidade dos fios o bigudinho pode ser fino, médio ou grosso).
-Deixe agir por 15 minutos.
-Enxague sem retirar os bigudinhos.
-Aplique o neutralizante ainda com os bigudinhos.
-Deixe agir por 15 minutos.
-Enxágue.
-Retire os bigudinhos.
-Aplique neutralizante novamente.
-Deixe agir por mais 15 minutos.
-Enxague.
-Faça reconstrução.

MANUTENÇÃO
A manutenção é feita com xampu + condicionador + máscara + spray ativador de cachos + creme de pentear próprios para fios que passaram por permanente afro.

Fotos do Passo a Passo de como enrolar o Bigudinho
Coloque a ponta da mecha dentro do papel (dobre o papel como se fosse um "pacotinho").

SAM_0480
SAM_0481
Enrole o bigudinho na ponta da mecha já com o papel.

SAM_0482
SAM_0483
Faça movimentos de zigue zague ao enrolar a mecha no bigudinho.

SAM_0484
SAM_0485
Agora faça o mesmo em toda a cabeça, sempre de baixo para cima, ou seja sempre da nuca para o topo.

Apesar dos passos serem praticamente iguais para todos os Permanentes Afro, o mais seguro é você ler atentamente a bula do produto que você comprou, pois um resultado satisfatório irá depender da aplicação correta e descrita na bula.

Outro ponto importante é a realização do teste de mecha SEMPRE, feito uma semana antes,  mesmo para fios virgens ou para retoques do mesmo produto.

PARA FIOS COM ESCOVA PROGRESSIVA INDICO O MÉTODO VOLUMODE
Saiba mais sobre o Volumode Aqui

AFRO
Clique Aqui para maiores informações sobre Permanente Afro Niely 


Clique Aqui para maiores informações sobre Permanente Afro Onduladus



Clique Aqui para maiores informações sobre Permanente Afro Soft Sheen

Saliento que como qualquer produto químico requer o emprego de um profissional de beleza realmente qualificado e de preferencia especializado em cabelos crespos, cacheados e ondulados



64 comentários:

  1. Oi Gabi!! Obrigada pelo post. Estou na dúvida se deixou natura o faço pemanente afro. Meu cabelo é tipo 4b/c e os cachinhos são muito pequenininhos e em agumas partes do cabelo, não tem definição alguma. Acho que para mim, que quero cachos, o permanente seria uma boa opção.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá menina,
    Seu tipo cabelo é o mais indicado para realizar o Permanente Afro. Se seus fios estão saudáveis, você passar pelo teste de mecha feito uma semana antes,se seguir todos os cuidados do antes (Cronogramas e Preparação do fio) e seguir os cuidados do depois (Manutenção e Produtos profissionais)... FAÇA SIM.
    Procure um profissional especializado em permanente afro e boa sorte OK?
    Bjks e fik com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Gaby, tenho uma dúvida.... há alguns anos atrás eu usava o permanente afro da NIELLY, logo fiquei grávida e dei uma pausa, um ano depois eu fui ao BELEZA NATURAL fiquei indo la por uns tres anos, a ultima vez que relaxei no BELEZA NATURAL foi há 6 meses atrás, porém estou insatisfeita com os resultados e o preço do relaxamento a cada dia tá mais caro..... Gostaria de saber se posso retornar ao permanente afro nem que fosse so na raiz, ou qual quimica seria melhor para utilizar agora?
    BJOSSS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nany Seja muito bem vinda criança!!!
      Olha confesso que é arriscado demais fazer troca de químicas incompatíveis, o menor descuido pode fazer o tioglicolato escorrer para o antigo hidróxido e quebrar o fio na divisa das químicas, porém se seus fios estão fortes, resistentes a puxadas, com elásticidade firme, faça o teste de mecha em 3 pontos diferentes da cabeça em um salão de confiança, analise as mechas por 7 dias (tempo que o fio leva para oxigenar e mostrar o real resultado da química), se os fios estiverem firmes, faça o permanente, tomando todos os cuidados do antes e depois (VIDE POST PERMANENTE AFRO.)
      Outra opção seria o amaciamento onde vc mistura hidróxido de sódio + creme de massagem + óleo capilar, tornando a química mais suave (VIDE POST FELIZ COM QUÍMICA PARTE I.)
      Lembre-se sempre de proteger toda a parte antiga com protetor capilar.
      Volte Sempre tah?
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  4. gaby,renho uma filha de 8 anos ela pode fazer permanente afro?
    pois os cabelos dela é rebeldes cachos sem forma muito frizz na frente.
    o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anômimo, seja bem vindo(a)!!!
      Bom, o problema em aplicar uma química para alterar a estrutura dos cabelos das nossas crianças é a seguinte, no Brasil não existem produtos formulados para crianças, logo não podemos aplicar NADA, caso contrários podemos pôr em risco a vida da criança.

      AS CRIANÇAS ANTES DE COMPLETAR 12 ANOS AINDA NÃO ESTÃO COM O CRÂNIO TOTALMENTE FORMADO, TENDO A "MOLEIRA" EXPOSTA, LOGO PRODUTOS PARA ADULTOS PODE CAUSAR MUITOS ACIDENTES GRAVES.

      DUAS OPÇÕES PARA RESPONSÁVEIS QUE DESEJAM APLICAR QUÍMICA EM SUAS CRIANÇAS.
      1- Comprar produtos importados dos Estados Unidos (lá existem produtos voltados para crianças a partir dos 03 anos.)
      2- Procurar um instituto de beleza especializado para crianças, lá eles têm um químico que faz as fórmulas específicas para crianças também a partir de 03 anos.

      MINHAS DICAS:
      Prefira deixar o cabelinho dela ao natural, nós mães as vezes não sabemos a forma correta de hidratar ou cuidar dos cabelos das nossas crianças, então achamos que o fio precisa da química.
      ALGUNS CUIDADOS IMPORTANTES:
      Dar um corte nos fios dela, com a intenção de reduzir o volume.
      Sempre que for lavar os cabelos dela utilize glicerina antes de aplicar o condicionador enluve mecha por mecha, enxague, isso irá ajudar a manter os fios hidratados.
      Utilize xampu sem espuma e condicionador sem insolúveis (PRODUTOS ORGÂNICOS.)
      Utilize o xampu orgânico o mínimo possível (tipo uma vez por semana), utilize o condicionador orgânico como um sem enxágue, deixando nos fios, verá que os cabelos irão reduzir o frizz e os cachos ficarão modelados, isso porque xampu com espuma e condicionador comum deixam os cabelos volumosos, roubam o brilho dos fios, tornam os fios pesados, logo os cachos ficam indefinidos. (CASO OPTE POR ORGÂNICOS NÃO UTILIZE MAIS PRODUTOS COMUNS COMO SEDA, PANTENE, DOVE, NOVEX ENTRE OUTROS.)

      Mas se mesmo assim você preferir a química, saiba que não existe permanente afro para crianças, primeiro por causa do cheiro muito ativo do tioglicolato e 2º o processo leva em média 4 horas, as crianças não iriam deixar os profissionais trabalharem até o final.
      Você irá encontrar tanto importados, como salões infantis que trabalham apenas com ativos da família dos hidróxidos, pois os mesmos não têm cheiro e agem mais rápido.

      Pense bem antes de aplicar uma química no cabelinho dela, lembre-se que os cabelos até os 12 anos são mais delicados, pois estão em formação ainda, após a aplicação você deverá redobrar os cuidados, isso porque esse tipo de química enfraquece muito os fios, logo o cabelinho dela poderá estar sempre com as pontas fracas, quebrando à toa, já fios virgens são fortes e saudáveis.

      Espero ter ajudado.
      Bjks e feik com Deus!!!

      Excluir
  5. Oi Gaby! Meu cabelos são frizados, nem ondulados nem cacheados, ou seja, totalmente sem definição. Já relaxei com Tioglicolato,é a unica quimica que tenho. A permanente afro surte efeito em cabelos frizados? Quanto tempo devo esperar entre meu ultimo relaxamento e a permanente? Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gaby gostaria de saber se o sabonete jonshonbaby abre as cuticulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana!!!
      Obrigada pela visita.
      O Sabonete infantil abre as cutículas sim, na mesma proporção que um xampu anti resíduos abriria.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
    2. O Sabonete Johnsons, mais suave que existe é um Líquido, chamado Johnsons PH 5,5 (Importado)... ele limpa e hidrata... o em barra tem o PH entre 9 e 10... Só pra vc ter uma idéia, para abrir as cutículas o PH deve ser apatir de 7.
      Bjks!!!

      Excluir
  7. ola gaby , eu dei uma vez ano passado mais não pegou, meu cabelo ta todo liso posso dar novamente ? qual a melhor linha que você me indica ? se eu ser sera que vai pegar pelo fato de estar todo com quimica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Se seus fios estiverem fortes e saudáveis, você pode fazer um teste para análise... ideal é você procurar um salão e pedir para fazer um teste em duas mechas em 2 lugares diferentes, uma no topo da cabeça e outra na nuca... no teste o profissional aplica o PA nas mechas e enrola o bigudin, fazendo todo o passo a passo do PA até o fim... após 7 dias se as mechas se mantiveres cacheadas, você pode então fazer no cabelo todo... as marcas que indico são as 2 do post mesmo, sendo a Niely uma marca comercial fácil de encontrar em lojas de cosméticos e a quantidade também é menor... mas é muito arriscado fazer se você não tem prática, pois é um processo que leva umas 4 horas para ser feito e se der algo errado o fio pode enfraquecer e partir.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  8. Olá Gaby adorei esse site e seu post, usei alisamento durante toda minha vida, já usei guanidina mas no momento uso tioglicolato de amonia para alisar, queria fazer o permanente afro mas não queria cortar o cabelo gostaria de saber se posso faze-lo? estou a uns 4 meses sem quimica só hidratando e fazendo prancha de vez em quando, estou desesperada, pois não quero meus cachos de volta mas não encontro informações se posso fazer e nem encontro um profissional q me de informações pois já me falaram que em cabelo alisado mesmo em quimica compativel o permanente não pega,se puder me responder e me indicar um bom profissional no assunto em salvador ou Lauro de freitas na Bahia agradeceria muito!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ritinha, seja muito bem vinda!!!
      Por experiência própria afirmo que o PA pode ser feito em fios lisos por tioglicolato de amônia ou escovas progressivas de carbocisteína ou cisteína ou amônia, se o fio estiver forte e saudável... porém o ideal seria você procurar um profissional e pedir para o mesmo fazer teste de mecha em 2 mechas diferentes... uma no topo e outra na nuca... após 7 dias se os cachos se mantiverem você já pode fazer nele todo... se fosse aqui no Rio de Janeiro eu marcava o teste para fazer comigo mesmo, pois trabalho com PA, mas em Salvador não conheço... pesquise no Google e ligue para os salões perto da sua casa e agende uma visita para teste de mecha.
      Volte Sempre... Bjks!!!

      Excluir
  9. Olá Gaby, já fiz alisamento com guanidina 2 vezes, escova progressiva,mas ja cortei a parte crescida e estou usando tioglicolato atualmente...mas com tudo isso meu cabelo não ganha forma nem fica liso nem cacheado e continua muito volumoso....gostaria de fazer o permanente será que ainda pega no meu cabelo depois de tanta química? Agradeço desde já!!!boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria;
      É aquilo que eu respondi para as meninas acima, o fio deve-se seguir 3 regras básicas,
      1- O fio deve estar forte e saudável, cortar toda a Guanidina ou Hidróxidos das pontas.
      2- O fio deverá passar pelo teste de mecha 7 dias antes do procedimento.
      3- O PA deverá ser feito por um profissional experiente.

      Se as 3 regras acima for seguida o resultado serão cachos definidos, porém se faltar algum dos três cuidados acima, o resultado poderá ser contrário.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  10. Olá querida. Uso entrelaçamento no cabelo que está todo natural. Gosto de volume, mas meus fios não tem forma. É possível fazer o permanente sem alisar? Passando para estapa dos bigudins? Pergunto isso pq sei que ao alisar e cachear o cabelo perde volume e estou no projeto "juba de leão mesmo" kkk. Outra pergunta: Quando vc diz para fazer somente a raiz, seria só o alisamento ou a parte do bigudin tb? o restante do cabelo não ficaria sem forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele!!!
      Você pode sim fazer a segunda etapa do PA, porém não faça com a Loção Onduladora que faz parte do kit, a loção é muito fraca... Faça com o próprio Creme de Tioglicolato + Máscara de tratamento de cor branca + óleo capilar (opcional)... (Veja esta receita no post "Feliz com Química").

      Faça a receita e aplique na 1ª mecha, em seguida enrole o bigudim na 1ª mecha, aplique a mistura na 2ª mecha e em seguida enrole o bigudim na 2ª mecha, e assim por diante, Ao invés de aplicar a mistura nele todo para depois enrolar os bigudins, assim vc evita que a mecha fique lisa primeiro.

      O retoque é feito aplicando o creme (receita) apenas na raiz e amassando o tempo todo, enxágua e aplica o neutralizante amassando por 15 minutos e procede normalmente, com os outros passos, caso precise aplicar o produto no fio todo, deve ser feito antes o teste de mecha e o produto só pode ser aplicado no máximo 2 vezes no fio todo... Ou seja faça da raiz ate as pontas.... após 3 ou 4 meses, faça somente retoque de raiz, sem bigudim, faça novo retoque de raiz sem bigudim, após mais 3 ou 4 meses, agora você já pode testar o fio todo para ver está forte para aplicar nele todo e com bigudim...

      DICAS: Mesmo fios virgens precisam passar pelo teste de mecha antes de aplicar qualquer tipo de química.

      Aguarde no mínimo 8 meses para fazer PA novamente nele todo.

      Após aplicar o PA pela 2ª vez no fio todo, vc não poderá mais aplicar nesta parte, com risco que quebrar o cabelo e cair toda a parte que já foi processada antes pelo tio, sobrando apenas a parte que estava virgem antes... ou seja vc corre o risco de ficar com um comprimento de 2 dedos de cabelo, perdendo todo o restante... então CUIDADO!!!

      Prefira fazer o PA com um profissional no assunto, para vc não correr riscos desnecessários.

      A cada retoque repita sempre o teste de mecha, mesmo que vc já tenha usado aquele produto e que vc saiba que o fio passou no teste anterior... Todo cuidado é pouco.

      Bjks!!!

      Excluir
    2. Gaby!!! Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos com as desesperadas kkk. Entrei no teu blog, procurando por PA, mas agora no final de semana é que estou lendo e te falo: é muito bom, parabéns. Vou testar a dica que vc me deu e depois compartilho. Um grande bjo!

      Excluir
  11. Oi gabi! Tudo bem?! Acabei de ler o seu post e tenho uma dúvida, antigamente eu fazia o permanente afro e meus cachos eram lindos, mas aí depois eu fiquei querendo ter os cabelos lisos, fiz progressiva, porém não gostei do resuçtado, aí depois de um tempo passei a usar henê, ficou bonito, mas aí bateu a vontede de ter meus cachos de volta, até pq meu cabelo começou a quebrar absurdamente, estou fazendo desmineralização nos cabelos, q é um processo q promete tirar qualquer química dos cabelos, inclusive o henê, mas ele retira a química, porém não o efeito liso q ela causou, será q depois q eu finalizar a desmineralização poso fazer o PA e os meus cabelos vão ficar com cachos?! Por favor me responda, estou desesperada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tudo Ótimo comigo.

      Somente o teste de mecha para saber se a PA será ou não compatível com seus fios após a desmineralização, uma vez que se ouve muito falar que o henê não sai com a desmineralização, não poderia nem te afirmar que sim ou que não.

      Bjks!!!

      Excluir
  12. oi Gabi obrigada pelo blog tem me ajudado muito. Tenho uma dúvida sempre alisei meus cabelos com amônia, perdi todos os meus cachos e os quero de volta, será que posso fazer permanente? Os cachos vão pegar na parte alisada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana;

      Existem fios que cacheam com a 2ª etapa do PA (Loção onduladora + Bigudins)... Também existem outros que não cacheiam precisando utilizar líquido de permanete (Zene ou Espuma de Nylon)... Somente o teste de mecha vai te dizer o melhor para você.

      Bjks!!!

      Excluir
  13. Oi Gabi gosto muito do seu blog. tenho uma duvida se posso ou não fazer permanente afro.Uso x-tenso para cabelos coloridos meu cabelo é do tipo carapinha,posso fazer,e qual produto posso usar.Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi. Uso x-tenso para cabelos coloridos e queria fazer permanente afro, meu cabelo é carapinha,qual produto posso usar?Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabi.Uso x-tenso para cabelos coloridos e quero fazer permanente afro.Meu cabelo é carapinha bem fino,qual o produto posso usar.

    ResponderExcluir
  16. Olha Amely, o que deixei claro na postagem é que pode ser feita a 2ª etapa do PA ou um permanente tradicional, com o líquido de permanente + bigudinho...
    Vá a um salão e faça o teste em uma pequena mecha, se o fio estiver saudável, ele poderá sim resistir ao processo de 2ª etapa do PA ou até a um permanente comum... Agora o PA tradicional eu não aconselho não.
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  17. Gaby fiz escova progressiva aquela que leva cisteína. Será que posso fazer permanente?

    ResponderExcluir
  18. Gaby fiz progressiva aquela de cistéina será que posso fazer permanente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudinha, desculpe a demora mas só hoje seu comentário apareceu para mim... (aliás dezenas de outros... deve ser alguma falha do Google, sei lá) Mas com relação a sua dúvida se ainda interessar...
      A princípio é compatível sim, porém o ideal é sempre fazer um teste de mecha conforme sempre alerto.
      Bjks!!!

      Excluir
  19. Olá Gaby, tudo bom? Acabei de conhecer o seu blog e já estou amando! O seu comentário de que o PA pega em cabelos com progressiva me animou bastante, pois cometi essa besteira com o meu cabelo. Ele é crespo e razoavelmente resistente. Usei permanente por uns seis anos, mas fui levada pela onda dos lisos. Fiz duas vezes escova inteligente com formol e, depois da polêmica sobre o assunto, mudei para a escova de carbocisteína. Das duas primeiras vezes (com formol), os cachos voltaram com o tempo, mas depois, já era! Eu relaxava a raiz com amônia e usava a inteligente no comprimento. Mas toda vez que eu vejo uma cacheada por aí, morro de inveja. Estou há uns cinco meses só retocando a raiz quando necessário. Ainda assim, fica aquela diferença entre raiz e pontas, então eu escovo pra disfarçar. Nessa semana, resolvi tentar um permanente em uma nova cabeleireira. Ela fez um teste de mecha pra ver se ia pegar. Enrolou legal a mecha, mas depois de aplicado no cabelo todo, só deu uma frisadinha de leve e depois desmanchou tudo. O que ela usou no meu cabelo foi uma loção desestruturante, se não me engano da Wavy Hair. Resumindo, quero saber o que faço pra ter meus cachos de volta. Devo fazer um PA comum? E quanto tempo devo esperar para fazer isso? Se puder explicar o passo-a-passo do procedimento, eu ficarei muito grata! Ah, outra coisa: desculpe minha ignorância, mas qual a diferença entre o PA, o permanente tradicional e o permanente comum? (Sempre achei q só havia um tipo de permanente! o.O ) Bjos, flor.

    ResponderExcluir
  20. Olá Gaby, tudo bem? Acabei de conhecer o seu blog e já estou amando! Seguinte: Usei permanente por uns seis anos no meu cabelo, até que veio essa onda dos cabelos lisos e me arrastou junto. Foi a maior besteira que fiz com meu cabelo. Ele é crespo e os fios, mistos (médios e finos), mas não muuuuito duro; mas com o comprimento alisado, a diferença entre a raiz e as pontas fica gritante. Quero voltar para o permanente, por isso já estou há uns cinco meses sem dar escova inteligente nos meus cabelos, relaxando somente a raiz quando é necessário (com amônia). Nesta semana, fui ao salão para tentar um permanente, mas não pegou. As pontas estão lisas mesmo! A cabeleireira passou uma loção desestruturante da raiz às pontas e colocou os bigoudins, sem alisar a raiz. Como isso é chamado? PA, permanente comum ou permanente tradicional? Não sei a diferença :/ E o que você recomendaria para o meu caso? Quanto tempo tenho de esperar? Me socorre, please! Não aguento mais escovar os cabelos toda semana. Bjos, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jamile, desculpe a demora mas só hoje seu comentário apareceu para mim... (aliás dezenas de outros... deve ser alguma falha do Google, sei lá) Mas com relação a sua dúvida se ainda interessar...
      A diferença entre PA e Permanente Comum é a seguinte: PA (permanente afro: Para cabelos afros ou crespos, onde o fio recebe um alisamento, para depois de lavado receber outro produto e então colocar os bigudins e fazer os cachos) O Permanente Comum (é quando o cabelo já é liso naturalmente (no Brasil não se vê muito... mas é a pessoa que tem aquele fio liso escorrido e deseja ter cachos, então esse é feito com o líquido para permante e bigudins) os produtos são diferentes uma para cada caso... eu te indico usar o Zene para fios sensíveis.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  21. Oláaaa...
    Já estou acompanhando seu blog a um tempo, é gostaria de conhecer você e seu salão pessoalmente... Quero fazer um teste no meu cabelo pra saber se posso fazer permanente.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daysi,

      Obrigada pela visita, mas infelizmente não faço mais cabelo devido a problemas de coluna.

      Fiz um post onde explico melhor, se quiser ler aqui está o link http://gabyzinhagomez.blogspot.com.br/2012/10/comentarios-desativados.html#more

      Excluir
  22. Olá gaby, antes te acompanhava pelo orkut agora pelo blog, quero parabeniza-la.Uma pergunta apos uam progressiva quro meus cachos de volta eu sei enrolar os bigudinhos, apos o teste de mecha posso 1 enrolar os bigudinhos e depois colocar o liquido da zene?Onde moronão tem cabeleireiro de confiança ou qgoste de realizar este procedimento.Aguardo beijos abençoada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gretha,
      Obrigada pela visita e pelo carinho minha crinça.
      Antes de fazer o permanente você deverá se certificar de que a progressiva não foi a base de algum hidróxido, caso tenha sido vc não poderá fazer o permanente, pois ele é a base de amônia que é compatível com tioglicolato e progressivas de ácidos.
      Vc primeiro enrola o bigudinho e depois aplica o líquido Zene, porém não aconselho vc a aplicas sozinha, pois ele pode escorrer para seu rosto... a diferença do Zene para o Espuma de Nylon é que o Zene é bem líquido, mais barato e está disponível em várias forças (cabelo colorido, cabelo sensível entre outros) já o Espuma de Nylon é bem cremoso (não escorre para o rosto), mais caro e só disponível em uma força... peça para outra pessoa aplicar, se optar pelo Zene deite a cabeça para trás e aplique o líquido com a ajuda de um borrifador, qualquer dúvida extra pode perguntar.
      Bjks!!!

      Excluir
  23. Quero saber se posso usar champu bomba no meu afro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rentos, desculpe a demora mas só hoje seu comentário apareceu para mim... (aliás dezenas de outros... deve ser alguma falha do Google, sei lá) Mas com relação a sua dúvida se ainda interessar...
      Eu particularmente não gosto do xampu bomba, prefiro tomar as vitaminas em cápsulas, mas cada um tem uma opinião, meu conselho é que você pesquise os prós e os contras e se achar que vale a pena use ou não.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  24. Ola Gaby,
    Eu uso guanidina há três anos de três em três meses somente na raiz. Gostaria de cachear o cabelo novamente (menos na raiz). Meu cabelo é ondulado na raiz e o restante do cabelo esta um pouco ondulado. Usando só a loção onduladora eu consigo cachos? Posso usar mesmo usando guanidina na raiz?
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha criança, Se você já usa a guanidina na raiz há 3 anos, significa que seu comprimento já é todo de guanidina, pois a raiz vai descendo, assim vc não pode usar nada para permanente por ser incompatível... o ideal seria vc ir cortando as pontas e aos poucos trocando a guanidina pelo hidróxido de sódio (ele é compatível com a guanidina, ativa e fecha os cachos) já a guanidina abre os cachos ou alisa, o problema com o hidróxido de sódio é que ele é incompatível com a maioria dos tonalizantes enquanto a guanidina é compatível.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  25. Olá gabi, tenho muito medo de processos quimicos desde quando fiz uma progressiva e ela detonou meu cabelo, desde o começo deste ano penso em fazer o permanente afro, mas fico em duvida pq vi muitos comentários que nao recomendam... Ano passado eu fiz duas selagens e uma progressiva com baixo teor de formol, nao chegaram a alisar o cabelo, mas abriram muito os cachos e nao tiraram tanto do volume, pra mim foi perca de dinheiro... Na virada do ano decidi cortar quase que pela metade o cabelo e nao alisar mais, mas quero cachos comportados... Meu cabelo é parecido com o tipo 3B quando molhado, mas depois de seco perde toda beleza dos cachos e ganha muito friss. Vc me recomenda o permanente afro? E qual produto vc acha melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Bom se você tem medo de processos químicos e seus fios estão praticamente isentos de químicas o mais aconselhável em termos de saúde capilar é você não fazer nenhum procedimento químico e buscar de forma natural melhorar o frizz e o volume, aqui no próprio blog você encontra vária dicas, basta escrever a palavra "frizz" ou a palavra "volume" na barra de pesquisas do blog.
      Existem também diversas fanpages que dá mil dicas para cabelos cacheados, lindos e sem químicas... Eu adoro a page "Amigas Cacheadas" da Eliane Serafim e Amanda Gil.
      Bjks e volte sempre minha criança!

      Excluir
  26. olá tenho uma dúvida vou fazer o permanente com a linha da niely mas essa linha que eu saiba não tem o líquido para ondular o fio com os bigudinhos será q posso usar o da zene depois de relaxar com o creme a base de tioglicolato de amônia da niely qd colocar os bigudinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fran, Obrigada pela visita.
      As linhas para permanentes, vêm sempre em kits contendo todos os produtos que a cliente irá precisar utilizar, caso você compre os produtos avulso, siga sempre a bula do produto com o MODO DE USAR, se na bula, não tiver o passo do gel ou líquido antes do bugudinho, não use, eu indico o ZENE para ser utilizado sozinho, nunca após o relaxamento, o máximo que você pode fazer é relaxar somente a raiz isolando todo comprimento com óleo capilar transparente e após uma semana, aplicar o zene somente no comprimento isolando a raiz com óleo capilar transparente, primeiro enrole os fios limpos e secos com os bigudinhos e após esse passo peça ajuda para aplicar o zene, aplique de preferencia com a ajuda de um borrifador e com a cabeça recostada para trás num tanque ou enxaguatório, ele é muito aguado e pode escorrer para o rosto... coloque uma touca plástica enquanto faz efeito por causa do cheiro, o ideal é que um profissional faça, pois para quem nunca fez é perigoso.
      Bjks e Fik com Deus!!!

      Excluir
  27. Oi Gaby tudo bem?
    Usava guanidida e a quatro meses não uso nenhum tipo de quimica,se eu utilizar o metodo PA corre o risco de cair o cabelo todo ou so a parte com quimica?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara, bem vinda criança!!!
      Só a parte virgem poderá receber o PA, a parte com guanidina irá cair sim.
      Bjks e Fik com Deus!!!

      Excluir
  28. oii entrei hoje no seu blog e amei as dicas...
    Tenho uma ate simples mais estou confuza..
    Qual o nome do produto q usamos para permanente afro.E o msm q quanidina.
    Estou confuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keilla, seja bem vinda criança, na própria postagem eu informo o nome do ativo químico para o permanente, o tioglicolato ele não é o mesmo que a guanidina não, inclusive ele é incompatível com a guanidina pois a mesma é um hidróxido, para maiores informações sobre os diferentes tipos de química sugiro que leia os posts "FELIZ COM QUÍMICA" , "FELIZ COM QUÍMICA PARTE 2" e "CANSOU DA PROGRESSIVA E QUER SEUS CACHOS DE VOLTA?", Qualquer dúvida fique à vontade em voltar aqui tá? Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  29. Oi Gaby, tudo bem? Li seu post sobre Permanente Afro e achei muito interessante. Meu cabelo é ondulado, já foi todo cacheado, mas muitas progressivas depois... Está estranho, e eu, infeliz... Gostaria de saber se você ainda trabalha com PA e como posso agendar com você para fazer uma avaliação no meu cabelo. Desde já agradeço. Abraço, Cláudia Porciúncula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, bem vinda criança!!! Infelizmente tive que parar com salão devido a problemas de saúde, mas indico que você procure um profissional que saiba fazer a segunda etapa do PA e para o momento procure fazer o Cronograma Capilar, dando enfase na nutrição e umectação (Azeite, Argam, Karité), utilize produtos específicos para cabelos com química e para finalizar prefira produtos ativadores de cachos (Colágeno ou Aminoácidos da Seda) escolha marcas que você goste. Apesar de não atender pessoalmente estou aqui para tirar suas dúvidas, então volte quantas vezes quiser e tire todas as suas dúvidas comigo. Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  30. Oi Gaby, fiz relaxamento a base de tioglicolato em dezembro de 2013 e tive um corte químico, desde então estou tratando o cabelo com muita hidratação e reconstruções, desde o corte químico não fiz mais nenhuma química, estou com metade do cabelo cacheado e a parte das pontas alisadas, gostaria de saber se eu poderia fazer o permanente só na metade do cabelo q está lisa, enrolando os bigudins só até a metade do cabelo?
    Poderia usar só o zene por ser mais fraco e já enrolar os bigudins? Tenho pânico de passar creme alisante rs
    Como fazer para passar só na metade do cabelo sem afetar a parte q já está cacheada?
    Obrigada desde já Gaby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, Você pode sim aplicar o Permanente só na metade dos cabelos, para isso, aplique óleo capilar na parte virgem, enrole primeiro os bigudins na parte alisada e depois borrife o líquido Zene por cima com a ajuda de um borrifador, mas cuidado, isso deve ser feito com a cabeça para traz, de preferência dentro de um enxaguatório próprio, ou pode improvisar com uma bacia em cima de uma mesa atrás da cabeça na altura dos ombros e logo após cobrir com touca plástica pois o cheiro é muito ativo e o produto não deve escorrer para o rosto, ombros... é um trabalho muito delicado e depende de agilidade. Espero ter ajudado e volte mais vezes... Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  31. Olá gostaria muito de saber eu fiz permanente afro a algumas semanas e eu me arrependi queria aliza será que eu posso meu cabelo não vai cair com quanto tempo eu posso aliza....!!!!!alguém me de uma resposta por favor obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança, vai depender das condições dos seus fios, se eles estiverem preparados, você poderá alisar sim, porém o mais indicado seria uma escova definitiva a base de amônia (Zene). Mas primeiro você precisará seguir um cronograma de recuperação e a preparação antes da química, tudo isso eu estou ensinando no post. Passado um mês faça a escova e seu cabelo ficará liso. Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  32. Olá gaby, Boa noite!!!

    Eu usava guanidina faz tempo. Porém coloquei mega hair e passei quase 2 anos sem relaxar. Fiquei gravida e tirei o mega.passei toda a gestação sem alisar meu cabelo.
    Agora em Junho eu relaxei a raiz. Posso fazer permanente?
    Obs: tenho cabelo crespo porém fino demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança!

      Depende, se o relaxamento que você fez foi a base de amônia / tioglicolato (aquele que tem o cheiro forte de amônia) aí sim você pode realizar o permanente porém se relaxou com algum hidróxido não poderá.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  33. Ola Gaby Boa Noite, já fiz esse processo mais só com a 2 parte q foi com a loção onduladora ana Léa, e já tem uns 3 meses q dei. Posso repetir o processo novamente? Ou preciso esperar mais alguns meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criança,
      Se você só fez a 2ª etapa mesmo poderá sim repetir o processo agora, só não esqueça de preparar o fio na semana anterior conforme passo a passo explicado no post.

      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  34. Olá Gaby boa noite.minha cliente esta a 4 meses sem passar guanidina na raiz e a mais de 1 ano nele todo.sera que ele cachearia só com a loção onduladora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Conforme explico no post, na parte das químicas compatíveis (dá uma olhadinha lá), o Permanente Afro não é compatível com Hidróxidos (Guanidina) ou seja, ela não poderá aplicar a loção nas partes que passaram pela guanidina, independente se já tem um ano ou não, química é química e jamais sairá do fio, só poderá aplicar se cortar a parte com guanidina e fazer o procedimento na parte nova que nasceu. Se você aplicar a loção por cima da guanidina sua cliente vai sofrer corte químico, cabelo elástico, cabelo emborrachado por exemplo.
      Muito cuidado antes de aplicar qualquer produto em fios com química, ok? faça mais pesquisas antes de fazer qualquer procedimento nas suas clientes.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  35. Oi Gaby, tudo bem!
    Primeiramente quero te agradecer seus valiosíssimos conselhos!!! Pesquisando minuciosamente na net, achei aqui todas as dicas e conselhos que procurava!
    Gaby, me tira uma dúvida por favor: Minha filha fez uma escova chamada "Manhattan" há oito meses atrás e como no salão eles não quiseram informar a "composição química" dessa escova, gostaria de saber se ela pode fazer o volumode com loção onduladora, após retoque de raiz com o tioglicolato.
    Ah, e no meu caso, fiz uma escova de London há três meses, após o teste de mecha vc acha que terei algum problema?

    Fico no aguardo,
    Obrigada! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dinha!!!
      seja bem vinda, estou ótima, obrigada pela visita e fico feliz em saber que o Blog te ajudou.
      A escova que sua filha fez, como a grande maioria é a base de ácidos, sendo assim é compatível com o Volumode e com o retoque de raiz desde que seja feito o teste de mechas para ambos os procedimentos que ela fará e no seu caso também é compatível, claro que mediante o teste de mechas, no geral se o fio estiver saudável basta fazer a preparação antes da química e o teste que dará certo sim.

      Volte sempre, Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger