Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Descubra seu Tipo de Cabelo



É importante saber se os produtos que você usa são adequados para o seu tipo de cabelo. 


Os xampús e condicionadores disponíveis atualmente oferecem graus de limpeza e de condicionamento diferenciados para atender as necessidades de cada tipo de cabelo ou condições dos fios. 
Então o primeiro passo é entender quais são os tipos de cabelos.
Os cabelos podem ser diferentes devido à quantidade de óleo que apresentam...
Sendo assim, eles podem ser oleosos, normais, secos e mistos.


- Cabelos Oleosos

Podemos dizer que os cabelos oleosos têm a característica de produzir mais oleosidade, e por isto são mais brilhosos.


Além disso, os cabelos oleosos tendem a ficar sujos mais rapidamente, porque as impurezas do ar se acumulam com mais facilidade nos fios, o que demanda lavagens mais freqüentes.



As causas para o excesso na produção de oleosidade são várias, desde fatores hereditários até alterações hormonais, alterações emocionais e estresse, que podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas.


>> CARACTERÍSTICAS: São gordurosos, pesados, sem volume e geralmente finos. Têm brilho que é decorrente do excesso de oleosidade. O fato de possuir maior secreção sebácea pode ocasionar e acelerar o processo de queda. Causas mais comuns: o stress físico e mental, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, provocam desequilíbrio na secreção das glândulas sebáceas acelerando sua produção, influindo na oleosidade da pele e dos cabelos.


- Cabelos Normais

Quando a secreção do óleo é normal, ou seja, suficiente para a lubrificação dos fios, os cabelos podem ser classificados como normais. 


Eles apresentam uma aparência natural e saudável, além de propriedades como firmeza, volume sob controle, flexibilidade, brilho e facilidade de pentear. 


Vale ressaltar que, mesmo sendo normal, é importante cuidar da manutenção das condições naturais do cabelo, usando xampú e condicionador adequados e contando com a ajuda decreme para pentear para manter a hidratação. 


Nos momentos em que os fios sofrem agressões externas (sol, água do mar ou de piscina, tratamentos químicos etc.) é importante também fazer o uso de creme de tratamento.


>> CARACTERÍSTICAS: São macios, sedosos, de aparência saudável, brilhantes e com volume. As glândulas sebáceas liberam apenas a oleosidade suficiente para lubrificar naturalmente os fios. 

- Cabelos Secos
Quando a secreção de óleo é insuficiente, os fios não têm uma lubrificação natural. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. 



São difíceis de desembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios. Cabelos danificados por fatores mecânicos (escovação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.  

Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danificados são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes.


>> CARACTERÍSTICAS: São de toque áspero, sem brilho, volumosos, armados e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear e desembaraçar. Algumas causas mais comuns: hábitos alimentares, longas exposições ao sol e banhos de mar e piscina sem prevenção adequada, processos de tintura, permanentes, alisamentos. Estes fatores ocasionam desequilíbrio com a secreção nas glândulas sebáceas tornando o couro cabeludo e os fios secos.

- Cabelos Mistos
Neste tipo de cabelo a secreção de óleo tende a ser excessiva no couro cabeludo e as pontas tendem a ser mais ressecadas. 


Este tipo de cabelo pode ser cuidado com produtos diferentes. Você pode lavar o couro cabeludo com um xampú para cabelos oleosos e o comprimento e pontas com um xampú específico para cabelos secos, e finalizar com um condicionador para cabelos secos. 

A hidratação também é possível, é só você tomar o cuidado de aplicar a linha de creme para pentear e a linha de tratamento somente nas pontas.


>> CARACTERÍSTICAS: Geralmente o couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Causas mais comuns: Produtos inadequados, processos químicos como tinturas, alisamentos, uso exagerado do secador, agentes externos como sol, água do mar e piscina entre outras.  

Tá afim de reconhecer o seu tipo de cabelo ?  Então vamos lá!

Como reconhecer o seu tipo de cabelo

Há características específicas que podem levar a uma análise correta. Apresentamos uma avaliação prática de como reconhecer seu tipo de cabelo:


 Após lavar e secar os cabelos, selecione quatro mechas de pontos diferentes da cabeça, sendo, preferencialmente, uma de cada lateral, uma da parte de trás e a outra da parte superior.


Com as pontas dos dedos, avalie a raiz do cabelo e verifique o seguinte: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista através de um excesso de brilho no dedo, significa que seu cabelo é oleoso na raiz; se estiver macio e sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.

Continuando, verifique com os dedos a região das pontas: se as pontas estiverem opacas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque é normal nas pontas.

 

Dica:
Se quiser aprofundar-se na avaliação, consulte seu cabeleireiro, esteticista ou, se precisar, um dermatologista, pois há outros fatores que devem ser avaliados, tais como: comprimento, cor aparente, presença de cabelos brancos, estilo, pontos brancos que antecedem as pontas duplas, cabelos quebradiços e caspa.  
De posse de todos esses dados, você começa a conhecer melhor seu cabelo.

2 comentários:

  1. OI TUDO BEM? ACABO DE CONHECER SEU BLOG ESTOU ADORANDO.
    TENHO UM PROBLEMA COM MEU CABELO QUE JA VEM DE MUITO TEMPO,
    TENHO O CABELO 3C NA VERDADE É UMA MESCLA,NA FRENTE OS CABELOS QUE FICA NO
    COMEÇO DA TESTA SAO SECOS E ARREPIADOS NAO GOSTO DELES,MAS NAO TENHO IDEIO DE QUE FAZER
    ANTES EU RELACHAVA.MAS NOTEI QUE COM O TEMPO MEU CABELO FICA SECO E ARMA,NAO SEI O QUE FAZER.
    VC PODERIA ME AJUDAR??
    ABRIGADA DESDE JA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda, Seja bem vinda criança,
      No Blog tem um post chamado "CLASSIFICANDO E TRATANDO OS TIPOS DE FIOS" nele eu explico sobre como tratar cada tipo de fio, para seu caso expecífico, indico umectação antes do xampu nas partes mais secas e arrepiadas, também o uso de glicerina antes do condicionador e do vinagre no último enxague... no Post "RECEITAS CASEIRAS" você encontra como faz.
      Obrigada pela visita e volte sempre que precisar.
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.