Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que é No Poo e Low Poo?


NO= (Em inglês diz NÃO)  LOW= (Em inglês diz BAIXO,  POUCO)
POO= (Em inglês diz XAMPU)

No Poo (Não Xampu... onde a utilização de xampu nunca é feita e a limpeza é feita com condicionador sem silicones liberado para no poo ou receitas caseiras para substituir o xampu).


Low Poo (Pouco Xampu... menos radical, onde a utilização de xampu pode ser feita desde que uma vez por semana ou quinzena e com xampu livre de sulfatos, para os outros dias a limpeza é feita com condicionador sem silicones liberado para low poo)...

Falando um pouco sobre a história e curiosidades do xampu

De acordo com a fabricante de xampu Procter & Gamble os americanos utilizam xampu 2 vezes mais que os italianos e espanhóis, americanos utilizam cerca de 4 ou 5 vezes por semana, enquanto italianos e espanhóis utilizam cerca de 2 vezes por semana.


Algumas novidade recentes sobre o método Aqui.



O velho conceito de lavagem de cabelos
No início do século 20 o xampu era utilizado apenas algumas vezes por ano.
O uso frequente de xampu começou em maio de 1908, quando o New York Times publicou uma coluna aconselhando as mulheres que o xampu poderia ser utilizado sem problema a cada duas semanas, foi algo que deu o que falar, pois naquela época a norma era uma vez por mês.

O novo conceito de lavagem de cabelos

Após décadas, campanhas e comerciais de TV começaram a convencer-nos de que a lavagem diária era o mais correto. Seu marco foi na década de 70 onde a atriz americana Farrah Fawcett, a eterna Pantera dos anos 70 usava seus cabelos esvoaçantes para fazer a propaganda de um xampu que levava o seu nome, o Fabergé Farrah Fawcet.

"Tudo o que você tem a fazer é vê-la correndo em câmera lenta numa praia com os cabelos flopping graciosamente no vento", diz Steve Meltzer, um executivo de anúncio anterior. A idéia era: "Lave o cabelo com essas coisas, e você, também, pode ser como Farrah Fawcett", diz Meltzer.
Madison Avenue vendeu a seguinte idéia "O caminho de volta a beleza é o xampu"
Vários anúncios e campanhas sobre musculação, ginásticas e fitness também nos convenceram de que lavar o cabelo diariamente após o treino é saudável.
Americanos aceitaram facilmente a nova idéia do uso diário do xampu e muitos americanos acham repugnante o uso de xampu menos de uma vez por dia.


Movimento Eco-Consciente "Não Xampu"
Após décadas de campanhas onde a sociedade enfim foi convencida de que lavar os fios com frequência era algo saudável poderá se chocar ao saber que algumas pessoas estão desistindo de xampu.
Dermatologistas recomendam menos xampu.
"Se você lava o cabelo todos os dias, você está removendo o sebo benéfico", explica Michelle Hanjani, dermatologista na Universidade de Columbia.
Ela recomenda os pacientes a lavar os fios não mais que duas vezes por semana.
Como existe uma grande variação entre os tipos de cabelo... para cabelos afro, cacheado ou ondulado essa quantidade de vezes pode diminuir, ou seja uma vez por semana ou quinzena.

Então agora podemos comprovar que nossas avós estavam certas né?


1) O que é o NO POO?
Este método de lavagem consiste em lavar os cabelos com o Condicionador sem silicones e não com o shampoo.
Afinal para quê lavamos os cabelo?
Para retirar a poeira, os resíduos de cremes, o excesso de sebo que é produzido naturalmente pelo couro cabeludo e o suor.
o que acontece é que com o shampoo, além da poeira e resíduos de cremes acabamos retirando também a proteção natural do cabelo que é o sebo que o nosso couro produz, para quem tem cabelos oleosos isso pode ser até desejável, mas quem tem cabelos secos - o que normalmente é o caso dos cabelos afro - isso acaba fazendo mal para o cabelo, pois o cabelo fica ressecado principalmente as pontas.
Essa é uma técnica pensada por uma cabeleireira chamada
Lorraine Massey

2) Como iniciar o no poo?
Primeiro é necessário classificar seus produtos de cabelo, não utilize nenhum tipo de produto se ele não pode ser removido sem xampu.

3) Como sei quais são  os produtos que só saem do cabelo com xampu de sulfato?
Para o No Poo não utilize silicones insolúveis em água que geralmente terminam em-cone, conol-ou-xane, o uso dos silicones, sem o uso do xampu sem sulfato, a curto prazo vão revestir o exterior do cabelo, selando impedindo a umidade de penetrar, fazendo o fio parecer palha, menos definido e crespos. Agora se você LOW POO os silicones insolúveis até podem ser utilizados pois o xampú sem sulfato dará conta de limpar. Saiba mais sobre No Poo x Silicones Insolúveis Aqui 

Ingredientes Proibidos para NO e LOW POO

Os ingredientes proibidos para a técnica são os Petrolatos pois a única maneira de removê-los é utilizando o xampú com sulfato. 

A maioria das marcas altamente comerciais de produtos para o cabelo (Pantene, Garnier, Seda, Dove, Embelleze, Palmolive etc) contêm Petrolatos, com exceção de algumas poucas linhas entre elas.
Os produtos trazem sua composição na própria embalagem... então imprima a lista de composições a seguir e ande sempre com ela na bolsa para facilitar na hora da compra. (na lista você encontra as composições  proibidas para no poo, liberadas para no poo, silicones solúveis e insolúveis em água)
Os petrolatos são:
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina
Clique aqui Lista de Composições

4) Agora que já sei sobre os produtos como faço?

- Utilize um xampu anti resíduo com sulfato para remover quaisquer vestígios de silicones ou ceras no cabelo. (faça isso apenas uma vez antes de iniciar o método).
- Apare as pontas para retirada de pontas duplas ou sensibilizadas.
- A adaptação pode levar de 2 a 4 semanas e dependendo do cabelo pode demorar um pouco mais para a recuperação total da saúde dos fios.

5) Passo a Passo Limpeza sem xampu:

Passo 1 (Molhando)
- Comece sua rotina molhando o cabelo no chuveiro.

Passo 2 (Lavando) escolha uma das maneiras abaixo

*1ª maneira - Para fios crespos ou ondulados que não seja oleoso: Distribua condicionador no couro cabeludo inteiro e massageie o couro com a ponta dos dedos. Isto irá limpar o couro cabeludo de toda a sujeira e se livrar da caspa. Em seguida, enxaguar abundantemente. Você só precisa fazer esse passo a cada dois dias.

Para fios lisos ou cabelo que é oleoso: Considere o uso de remédios caseiros no lugar de xampus agressivos.

*2ª maneira - Mix Bicarbonato de Sódio ou Fermento para bolo: Vendidos em mercados, farmácias e lojas de alimentos naturais. Antes de tomar banho, prepare uma colher de sopa de bicarbonato + uma xícara de água morna... coloque a mistura dentro de uma garrafa pet com um furinho na tampa... agite bem aplique nos cabelos e penteie... enxague bem.

*3ª maneira - Vinagre de Maçã: Prepare uma ou duas colheres de sopa de  + uma xícara de água morna... coloque a mistura dentro de uma garrafa pet com um furinho na tampa... agite bem aplique nos cabelos e penteie... enxague bem. Não se preocupe com o cheiro, depois de lavar o cheiro vai embora, caso não saia significa que você estah utilizando  uma quantidade maior do que seus fios pedem, reduza na próxima vez.

*4ª maneira - Suco de Limão: Misture o suco de um limão com uma quantidade igual de seu condicionador liberado para no poo.
aplique nos cabelos e penteie... enxague bem.

Passo 3 (Condicionando)
- Distribua um condicionador hidratante por todo o cabelo

Passo 4 (Desembaraçando)
- Sem enxaguar o condicionador hidratante desembarace mecha por mecha com muita delicadeza utilizando os dedos ou um pente de dentes largos

Passo 5 (Deixe Agir)
- Sem enxaguar deixe o condicionador hidratante agir por 5 minutos ou mais.

Passo 6 (Enxaguar)
- Enxague com água fria para diminuir o frizz e selar as cutículas assim os fios ganharão brilho.

Passo 7 (Finalização no banho)
- Deixe um pouco de condicionador nos cabelos, em especial onde seus fios possuem ressecamento. (Lembrando que o procedimento do passo 7 só é válido para condicionadores livres de insolúveis, se a pessoa não segue esta rotina não pode aproveitar a dica acima com outros condicionadores).

Passo 8 (Finalização após o banho)
- Aplique um gel, mousse ou Leave-in de sua preferência.

Passo 9 (Paciência)
- Enquanto seus fios não se adaptam a rotina (2-4 Semanas), vc pode sentir seus fios ressecados ou oleosos em desequilíbrio, porém após a adaptação os fios ficarão em equilíbrio e bem.

Agora que já sabemos sobre ingredientes e como lavar sem xampu...

6) Como sei quais são os produtos liberados e proibidos para no poo?
Existe uma lista disponível com o nome dos produtos livres de insolúveis e liberados para a técnica
Lista de Produtos No Poo
7) Posso utilizar o xampu sem sulfato (Low Poo) e as receitas caseiras de substitutos do xampu (no poo) quantas vezes por semana?
Xampu liberado no máximo uma vez por semana para o (Low Poo)e as receitas uma ou duas vezes por mês, pois pode ressecar o fio, vc tem que saber da necessidade do seu fio, deixe para utilizar caso sinta os fios pesados, pois o condicionador sozinho lava muito bem.

8) Posso utilizar o condicionador sem silicones para lavar fios quantas vezes por semana?
Você pode lavar seus fios com o condicionador sem silicones todos os dia.

9) O que é Co-wash?
O termo é utilizado para especificar a lavagem feita com o condicionador sem silicones e liberado para a técnica.

10) O que é no poo/ low poo restrito?
É quando a técnica é feita sem a utilização de nenhum tipo de silicone, onde mesmo os silicones solúveis em água são proibidos.

11) Tentei fazer a técnica a algum tempo atrás mas meus fios não se adaptaram... o que faço?
Não tenha medo de experimentar várias marcas de produtos.

12) Devo ter cuidados especiais com o uso do limão?
Sim, certifique-se de ter eliminado completamente a mistura do fio e couro, caso contrário pode causar manchas na pele e queima de fios no sol.

13) Todos podem fazer No Poo ou Low Poo?
A técnica é mais indicada para quem sofre com cabelos secos, não se adapta a nenhum tipo de xampu, sente queda acentuada e quebra logo após o uso do xampu ou ainda quem tem cabelo cacheado ou crespo.

14) Porque No Poo em cabelos cacheados ou crespos?
Por ser um tipo de fio naturalmente mais poroso, assim absorve resíduos de xampu dentro de suas cutículas e esses resíduos são impossíveis de serem retirados dos fios, causando com isso frizz e ressecamento, sem contar que os fios crespos e cacheados não recebem o óleo benéfico "sebo" que deveria escorrer do couro para os fios, devido sua forma espiral que faz com que essa oleosidade fique "presa" logo na raiz dos fios.
Algumas novidade recentes sobre o método Aqui.

6 comentários:

  1. Esta cada vez melhor o seu blog, vou acompanhar sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Petala... valeu pelo carinho... Bjks!!!

      Excluir
  2. EU ME APAIXONEI.
    ESTOU SEM QUÍMICA,E SUAS DICAS ESTÃO SENDO MARAVILHOSAS,PARA EU CONTINUAR.
    BIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Bitirida... Que Ótimo que estou ajudando você minha criança... sempre que precisar pode chamar ok?
      Bjks e fik com Deus!!!

      Excluir
  3. muito bom e completo, com informacoes que nao vi em outros blogs ! Obrigada ;)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA SEMPRE O TESTE EM UMA PEQUENA MECHA, É OBRIGATÓRIO REALIZAR UM TESTE PRÉVIO PARA DETERMINAR SE O FIO POSSUI RESISTÊNCIA PARA SER SUBMETIDO A QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO, CADA CABELO APRESENTA UM GRAU DE RESPOSTA DIFERENTE PARA CADA TRATAMENTO, NÃO IMPORTA SE OS SEUS FIOS FOREM VIRGENS. OU SE FOR APENAS UM RETOQUE DE UMA QUÍMICA APLICADA SEMPRE.
Powered By Blogger